Baleia é encontrada na praia José Sarney

30/09/2015 19h04
Baleia é encontrada na praia José Sarney
A8SE

A baleia que encalhou no início da tarde desta quarta-feira (25), na praia José Sarney, próximo ao farol do Mosqueiro, será necropciada ainda hoje. Uma equipe de biólogos do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) está esperando a maré baixar e melhores condições de iluminação para realizar os procedimentos. A espécie e o peso do mamífero ainda não foram divulgados, mas os biólogos acreditam ser uma baleia Jubarte, que mede aproximadamente 7 metros.

De acordo com o biólogo Adolfo Hubner, informações mais precisas sobre a baleia somente quando a necropcia for realizada. Por enquanto, ele só adiantou que a baleia chegou viva por volta das 13horas, mas logo morreu. "Vamos esperar a maré baixar para tentar retirar o animal com uma retroescavadeira e realizar os procedimentos", disse ele.
A passagem de baleias Jubartes no litoral sergipano é mais normal durante os meses de julho a novembro, quando os mamíferos buscam águas mais quente para reproduzir e criar seus filhotes. "Não é comum o desvio de rota durante esse período, vamos estudar o caso para saber o que aconteceu", falou Hubner.
Os biólogos vão ficar de plantão durante toda a noite para realizar os procedimentos necessários. "Vamos examiná-la para saber qual a causa da morte".

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: