Balanço do 1° semestre: são arrecadados 608 litros de leite materno no Banco de Leite Humano da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

A média mensal de doadoras deste primeiro semestre foi de 53

Por Redação do Portal A8SE 16/07/2025 11h48
Balanço do 1° semestre: são arrecadados 608 litros de leite materno no Banco de Leite Humano da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Fotos: SES

No primeiro semestre de 2025, já foram arrecadados 608 litros de leite materno de 318 doadoras no Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), unidade vinculada à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).

Apesar do marco positivo, é preciso mais doadoras para se unir a essa causa que salva vidas dos recém-nascidos, principalmente os prematuros.

“Esta quantidade de leite beneficiou mais de 800 recém-nascidos da Utin durante os primeiros seis meses do ano, uma média de mais de 130 bebês por mês. É um dado muito bom, mas se tivessem mais doadoras esse número poderia ser maior”, encorajou a gerente do BLH Marly Sarney, Míriam Duarte.

A média mensal de doadoras deste primeiro semestre foi de 53, sendo 16 na própria maternidade onde existe uma sala reservada para ordenha, chamada de Sala de Manejo, e 38 doadoras em domicílio, quando o BLH faz uma rota e vai buscar o leite nas residências das mães doadoras.

Doação de frascos

As doações de frascos de vidro, que podem ser feitas diretamente na MNSL, são essenciais e garantem o armazenamento do leite materno distribuído para bebês prematuros internados na maternidade.

Os recipientes são ideais para armazenar de forma correta o leite materno entregue na unidade. O material é esterilizado, resistente ao congelamento e descongelamento. O processo evita que o leite perca os nutrientes, além de não acumular cheiro e resíduos, sendo fácil de esterilizar.  

Fonte: Asscom Gov/SE

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp