Baixa procura por vacinação infantil contra poliomielite preocupa autoridades de saúde
Das 44 mil crianças aptas a receber a vacina contra a pólio, apenas 1.390 foram vacinadas

O número de crianças vacinadas contra a poliomielite está abaixo do esperado em Aracaju. Por isso, as autoridades de saúde estão em campanha nacional de vacinação até o dia 9 de setembro, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. No entanto, das 44 mil crianças aptas a receber a vacina contra a pólio, apenas 1.390 foram vacinadas até o momento.
Segundo o médico pediatra da SMS, William Barcelos, o Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença.
“A poliomielite anterior aguda acontece quando o vírus selvagem da pólio invade o sistema nervoso central, atingindo e matando os neurônios motores inferiores na medula espinhal, causando problemas motores. Já a síndrome pós-pólio pode ser desenvolvida por até 70% daqueles diagnosticados com a primeira doença. Esta síndrome costuma se manifestar com uma janela mínima de 15 anos, após o diagnóstico de poliomielite anterior aguda, e pode causar uma série de males, como dores articulares, fadigas musculares, intolerância ao frio e depressão”, explica o médico.
Sintomas e transmissão
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda, causada por um vírus que se aloja no intestino e que pode provocar paralisias musculares. Mas, na maioria dos casos o paciente fica assintomático ou apresenta apenas sintomas leves, semelhantes a gripe. Alguns dos sintomas são: dor de cabeça, dor de garganta, febre, coriza e náuseas.
A transmissão do poliovírus acontece pelo contato direto de pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral ou oral-oral, através de gotículas expelidas ou ainda na ingestão de água e alimentos contaminados por fezes infectadas. Desta forma, cuidados básicos como lavar as mãos e alimentos são muito importantes.
Orientações para vacinação
As crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Os pais ou responsáveis devem levar a criança até a UBS mais próxima à sua residência, com documento de identificação do adulto responsável e da criança, e cartão de vacinação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
10 horas, 37 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
14 horas, 1 minuto Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
14 horas, 23 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe