Bairros de Aracaju recebem serviço de fumacê costal para combater o mosquito Aedes Aegypti
A ação tem como objetivo evitar a transmissão da dengue, chikungunya e zika.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju divulgou a programação semanal do serviço de fumacê costal. A ação tem como objetivo evitar e combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
De acordo com o cronograma, a ação acontece nos bairros com maiores índices de infestação da doença. Entre as regiões contempladas estão o bairro Novo Paraíso, que recebe a aplicação nesta quarta-feira (27), no dia seguinte as equipes seguem para o São Conrado (28) e encerram o serviço no bairro Suíssa (30).
O gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti, Jeferson Santana, informa que a aplicação é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, a partir das 17h, horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. A substância utilizada não apresenta riscos à saúde da população, nem aos animais domésticos.
Denúncias sobre a presença de foco do mosquito na capital sergipana podem ser encaminhada pela Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, por meio do número de telefone 0800 729 3534.
Sintomas
Embora semelhantes, os sintomas entre as três doenças apresentam algumas diferenças. Confira quais são eles:
- Dengue: Provoca febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos, náuseas, vômito e coceira no corpo.
- Chikungunya: Sintomas parecidos com os da dengue, com dores mais intensas nas articulações.
- Zika: Manchas vermelhas no corpo, coceira, febre baixa e dor de cabeça.
Ao apresentar os sintomas, o morador deve procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Projeto de lei que proíbe a venda e a soltura de fogos de artifício com estampido em é aprovado

Procon/SE está de olho nos postos de combustíveis com relação aos preços e a qualidade do produto

Movimento criado por famílias alerta para os impactos do uso precoce de smartphones e redes sociais

Estudo da Fecomércio aponta que expansão empresarial marca o primeiro semestre de 2025 em Sergipe

Direto de Brasília 18/07/25
Mais acessadas
Cinema Walmir Almeida exibe programação especial até segunda-feira (21)
Larissa Costa lança “A Casa Caiu”, música em parceria com Mikael Santos
Terminam nesta sexta-feira (18) as inscrições do Fies para o segundo semestre
Polícia deflagra operação contra jogos de azar em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro
Cursos de Inverno Gratuitos da Estácio promovem aprendizado dinâmico e solidário
Mais notícias
-
4 horas, 49 minutos Motorista fica ferido após caminhão tombar e atingir residência em Itaporanga D’Ajuda
-
8 horas, 7 minutos Movimento Desconecta: Parque da Sementeira sedia manhã de conscientização sobre o uso de telas na infância
-
8 horas, 11 minutos Atual prefeito de Moita Bonita é condenado à ineligibilidade por compra de votos em 2020