Avenida Euclides Figueiredo será reformada e motoristas esperam melhorias

30/09/2015 22h44
Avenida Euclides Figueiredo será reformada e motoristas esperam melhorias

Quem precisa trafegar pela avenida Euclides Figueiredo sente na pele as dificuldades de mobilidade devido as condições ruins da pista. Ao longo da via, a insatisfação dos motoristas é persistente. 


Adriano dos Santos afirma que em dias chuvosos o tráfego piora na avenida. “Passo pela avenida todos os dias e já perdi duas rodas por causa dos buracos. Quando chove piora tudo. Eu tenho que desviar o caminho por causa das poças e da pouca visibilidade”.


Na altura do bairro Lamarão, Alfredo Jesus reclama da falta de sinalização. “Por esse lado aqui os perdestes tem muitas dificuldades para fazer a travessia. Tem poucas faixas de pedestres e crianças, cadeirantes sofrem muito para se locomover”.


No bairro Santos Dumont, a dona de casa Acácia Figueroa, que mora em frente a Euclides Figueiredo, relata que já presenciou muito acidentes. “Teve uma época que um caminhão colidiu com o ônibus e o motorista morreu aqui na minha porta. Fiquei horrorizada. É constante os acidentes aqui e parte disso é por causa das condições precárias da avenida”.


São por esses e outros problemas que a prefeitura de Aracaju assinou o termo de serviço na manhã desta quinta-feira (2) para dar início às obras de revitalização da avenida Euclides Figueiredo.

value.image
Foto: Portal A8SE

A reforma consiste na retomada original do projeto da via. A avenida Euclides Figueiredo será revitalizada desde a altura da ponte do Rio do Sal até a avenida Maranhão, uma extensão de 4,2km. A estimativa é que as obras se iniciem em setembro, após o processo de licitação, e que o projeto seja concluído daqui há doze meses.


A via terá duas pistas de seis metros nos dois sentidos, em um total de 12 metros de largura. Nas paradas de ônibus serão construídos recuos para o embarque e desembarque de passageiros. Os avanços de algumas residências na avenida também serão retirados para maior fluidez do tráfego.


“É uma obra complexa porque se trata de um projeto que será erguido diante de uma avenida já construída. Uma avenida que inúmeras pessoas residem, que tem um tráfego intenso. Então, não tem como interditar a via toda, a estimativa é que a revitalização seja feita por etapas e por trechos”, diz o secretário municipal de infraestrutura, Luiz Durval.


Durante as obras, a SMTT com auxílio da Emurb estará orientando o fluxo da avenida nos locais interditados. “É uma obra grande e é natural que haja transtornos, mas o nosso papel é minimiza-los. Estaremos conduzindo os motoristas e pedestres em relação ao trânsito, os desvios, mostrando também as rotas alternativas”, ressalta o superintende da SMTT, Nelson Felipe.


O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, destaca que a reforma na Euclides Figueiredo será apenas o início do grandioso projeto de mobilidade urbana na capital.  “Será a primeira a avenida que iremos implantar o BRT. Iremos prolongar a avenida Euclides Figueiredo e iremos integrar a avenida Maranhão e a Tancredo Neves. Então todo esse sistema fará parte da implantação do BRT e consequentemente da melhoria no transporte público”.

 

value.image
Foto: Portal A8SE

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: