Aumentando a esperança: A importância da doação de medula óssea em Sergipe

Sergipe conta com 47.458 doadores registrados, um número que precisa crescer para atender à demanda

Por Redação Portal A8SE com informações do Governo do Estado 27/08/2024 08h52
Aumentando a esperança: A importância da doação de medula óssea em Sergipe
Reprodução: Foto/ Redes Sociais

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe, por meio do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), tem intensificado seus esforços para promover a doação de medula óssea. Atualmente, Sergipe conta com 47.458 doadores registrados no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), um número que precisa crescer para atender à demanda vital para o tratamento de doenças graves que afetam as células sanguíneas.

O cadastro para doador de medula óssea pode ser feito no Hemose, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, com a apresentação de um documento de identidade com foto e o cumprimento de alguns requisitos de saúde.

Após o cadastro, o sangue do doador é analisado para verificar a compatibilidade genética com possíveis receptores. Caso seja encontrado um receptor compatível, o doador será convocado para exames adicionais e, se confirmado, o transplante será realizado com todos os custos cobertos pelo Ministério da Saúde.

O Hemose também realiza a coleta de sangue e plaquetas, além de fornecer transfusões para pacientes debilitados, desempenhando um papel essencial na saúde pública local.

Segundo a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, o objetivo é aumentar o número de candidatos esclarecidos sobre a importância do cadastro, explicando o procedimento e combatendo mitos. A abordagem da instituição é educativa e visa desmistificar o processo de doação.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp