Aumentando a esperança: A importância da doação de medula óssea em Sergipe
Sergipe conta com 47.458 doadores registrados, um número que precisa crescer para atender à demanda

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe, por meio do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), tem intensificado seus esforços para promover a doação de medula óssea. Atualmente, Sergipe conta com 47.458 doadores registrados no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), um número que precisa crescer para atender à demanda vital para o tratamento de doenças graves que afetam as células sanguíneas.
O cadastro para doador de medula óssea pode ser feito no Hemose, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, com a apresentação de um documento de identidade com foto e o cumprimento de alguns requisitos de saúde.
Após o cadastro, o sangue do doador é analisado para verificar a compatibilidade genética com possíveis receptores. Caso seja encontrado um receptor compatível, o doador será convocado para exames adicionais e, se confirmado, o transplante será realizado com todos os custos cobertos pelo Ministério da Saúde.
O Hemose também realiza a coleta de sangue e plaquetas, além de fornecer transfusões para pacientes debilitados, desempenhando um papel essencial na saúde pública local.
Segundo a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, o objetivo é aumentar o número de candidatos esclarecidos sobre a importância do cadastro, explicando o procedimento e combatendo mitos. A abordagem da instituição é educativa e visa desmistificar o processo de doação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Na creche Almir do Picolé, dia mundial do livro foi marcado com doação de livros

Direto de Brasília 23/04/25

Cresce o número de pessoas que são atendidas nos hospital sergipanos por intoxicações
