Arquivo Público de Sergipe celebra 99 anos com programação especial

Além de guardar e preservar um patrimônio documental histórico, o arquivo público garante livre acesso a toda a população

Por redação Portal A8SE 13/10/2022 18h11
Arquivo Público de Sergipe celebra 99 anos com programação especial
Foto: reprodução/divulgação ascom Governo de Sergipe

O Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes) comemora 99 anos de criação. O espaço é o maior arquivo sergipano e traz no acervo peças históricas, datadas desde o século XVIII ao XX. Para comemorar, foi lançada uma programação especial, que encerra nesta sexta-feira (14).

A partir das 8h30, acontece uma mesa redonda com o tema “Epifânio Dória e Pedrinho dos Santos: vidas dedicadas ao serviço público sergipano''. Os debatedores serão Adailton Andrade, do Arquivo Municipal de São Cristóvão, e Ronaldo José Ferreira Alves, do GEMPS/ CNPq).

História

O Apes tem sua origem na Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial, criada em 1848. No Governo de Maurício Graccho Cardoso, em 1923, foi criado o Arquivo Público do Estado. Em 1926, o Arquivo voltou à condição de Seção da Biblioteca Pública, mantendo-se nesta situação até 1945.

O imóvel que hoje abriga o Arquivo Público, o Palácio Carvalho Neto, foi construído em 1936 para abrigar a Biblioteca Pública e a seção do Arquivo Público. Em 1947, o Arquivo Público mudou-se para o imóvel que hoje sedia a Escola do Legislativo (antiga Assembleia Legislativa). A situação permaneceu até 1974, quando foi construído um novo prédio para a Biblioteca Epifânio Dória, no bairro 13 de julho. A Biblioteca mudou-se e o Arquivo Público passou a ocupar sozinho o Palácio Carvalho Neto.

Importância

Além de guardar e preservar um patrimônio documental histórico, o arquivo público garante livre acesso a toda a população. O local tem alimentado pesquisas, entre monografias de conclusão de curso, dissertação de mestrado, teses de doutorado, dentro e fora do estado, e até pesquisas de estudiosos de outros países.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp