Aracajuanos reclamam da falta de estrutura nas calçadas da cidade
Caminhar pelo Centro de Aracaju para levar mercadorias aos clientes é uma atividade que parece simples, entretanto, para a autônoma Sarah Rocha, se tornou um desafio. Ela, que trabalha vendendo roupas, encontra diariamente um empecilho que prejudica sua locomoção: falta de mobilidade nas calçadas.
De acordo com o ranking do estudo do Portal Mobilize, através da Campanha Calçadas do Brasil, Aracaju está entre as cidades que não possuem passeios adequados para garantir a segurança do cidadão. Entre as capitais brasileiras, a sergipana teve média 5,35 no que diz respeito a caminhabilidade/acessibilidade, quando o ideal apontado pela instituição deveria ser 8,0.
Essa avaliação técnica, Sarah sentiu na prática, ao torcer o tornozelo direito quando caiu em um buraco. “As calçadas são horríveis, você não tem nem condições de andar de salto alto, por exemplo. Rampa de acessibilidade, então, é difícil encontrar, só mesmo em bancos e outros prédios públicos”, conta a comerciante.
O jovem Dayran Rozendo também já tem consciência de que algo precisa ser feito. Ele reclama da estrutura precária no trajeto que faz até a sua escola, o Atheneu Sergipense, e da falta de iniciativa dos gestores para garantir a segurança dos pedestres. “Eu faço esse percurso todo dia. A dificuldade na locomoção é por causa da falta de estrutura nas calçadas, que precisavam de uma normalização para acabar com os buracos e desníveis”, diz.
A regulamentação sugerida pelo estudante já foi pensada, desde 2017, pelo vereador Lucas Aribé (PSB), com o Projeto de Lei que propõe o Estatuto do Pedestre, elaborado em parceria com a ex-vereadora Kitty Lima. Apesar de se mostrar uma grande necessidade no dia a dia das pessoas e que impactar a qualidade de vida da população, a propositura foi rejeitada, no último dia 5, pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
“O Estatuto do Pedestre foi rejeitado por birra política. Já o Plano de Recuperação das Calçadas, que entreguei ao prefeito Edvaldo Nogueira no começo do ano, também não recebeu a atenção devida apenas porque não sou seu aliado. Mas estou ao lado do povo de Aracaju e não vou me cansar de cobrar respeito ao direito de ir e vir que todos nós temos”, afirma Aribé.
A cobrança da vendedora é compartilhada por Ana Lícia Matos, que tem um irmão usuário de cadeira de rodas. Ela conta que precisa, por muitas vezes, disputar espaço com os veículos na via e arriscar a segurança de seu familiar. “No entorno do Centro da cidade, eu preciso carregar um parente junto com as bicicletas no meio da rua, isso não pode existir, é falta de acessibilidade. São calçadas esburacadas, com tijolos de cimento, que não dão condições a um cadeirante se locomover. Só quem passa é que sente a dificuldade”, desabafa.
Com problemas de saúde que geraram uma mobilidade reduzida, o aposentado Ronival Eusébio de Oliveira também sente a indignação pela falta de ações do poder público na recuperação das calçadas. “Já caí quatro vezes. Agora eu ando de muleta porque a cidade está cheia de buraco. Vejo muita gente cair e não dá em nada, ninguém faz nada”, reclama.
“Uma cidade caminhável é aquela onde todos os seus cidadãos têm condições plenas de se locomover com segurança e autonomia, como está previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana. Infelizmente, essa não é a realidade da nossa querida Aracaju, simplesmente, pela falta de vontade política dos seus gestores”, completa o vereador Lucas Aribé.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 12/12/25 - Entrevista com a deputada federal Yandra Moura do União Brasil
Prefeitura de Aracaju finaliza obras das avenidas Juscelino Kubitschek e Visconde de Maracajú
Secretário Especial da Assembleia Legislativa de Sergipe, Deoclécio Vieira Filho, morreu aos 90 anos
Festival seleciona projetos sustentáveis na rede estadual
Fapitec completa 20 anos ; são duas décadas o de apoio à pesquisa e à inovação tecnológica do estado
Mais acessadas
Atena Truck Show movimenta o Kartódromo Emerson Fittipaldi na grande final do kart sergipano
"Descubra Aracaju" terá edição especial de Natal neste fim de semana com programação temática
Hospital de Cirurgia realizará mais de 40 procedimentos no Mutirão Nacional dos Filantrópicos neste sábado (13) e domingo (14)
Os Humildes revivem o clássico Los Gatos em edição especial no D’mainha Beach Club Bar
PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos é aprovado no Plenário do Senado
Mais notícias
-
6 horas, 28 minutos Detran de Sergipe diz que atualização do sistema da nova CNH segue sem previsão
-
6 horas, 49 minutos Após denúncias, cadela abandonada é resgatada no Santa Maria, em Aracaju
-
8 horas, 12 minutos Manutenção deixará 26 bairros de Aracaju sem água na próxima segunda-feira (15)