Aracaju sedia 81ª reunião da Frente Nacional dos Prefeitos

Nesta quinta-feira, 25, iniciou a 81ª reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em Aracaju. A programação conta com debates sobre consórcios intermunicipais, compra de insumos e medicamentos, e consequências sociais da pandemia.
O presidente da entidade é o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e a discussão foi coordenada por Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis e presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), iniciativa da FNP que reuniu mais de dois mil municípios, incluindo Aracaju, para articular a compra de vacinas para a covid-19.
“A construção do Conectar foi uma inovação na gestão de saúde, que concretizou uma necessidade de organizar um consórcio nacional. Os resultados foram exitosos, com uma ampla adesão de prefeitos, aprovando leis municipais e demonstrando que a soma de esforços das cidades é uma possibilidade viável, real e com benefícios para todos”, analisa Loureiro.
O prefeito Edvaldo Nogueira comenta que é um grande desafio cuidar das cidades, então debater a questão dos consórcios entre os municípios é fundamental para avançar na administração pública, somando forças para encontrar soluções para os inúmeros desafios.
“O Conectar, dada a sua importância, ampliou o raio de atuação para a aquisição de medicamentos e insumos para a Saúde, o que trará inúmeros benefícios para os municípios brasileiros, que poderão adquirir material fundamental para a saúde de suas populações, por um preço mais baixo, gerando economia e assegurando a prestação do serviço com mais qualidade. Essa experiência exitosa fica como exemplo da importância dos consórcios, para que possamos desenvolver novas parcerias, nas mais diversas áreas”, enfatiza Edvaldo.
Consórcios em Aracaju
O debate sobre consórcios é um tema de interesse da gestão da capital, que é uma das cidades consorciadas ao Conectar. A Prefeitura de Aracaju tem articulado discussões de consórcios intermunicipais para o transporte público com a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e para o turismo, estudando as experiências de êxito nos Circuito das Águas Paulistas.
Além dos consórcios intermunicipais, Aracaju tem avançado na experiência com consórcios público-privados, com a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, que está fazendo a modernização do parque de iluminação da capital, com a instalação de lâmpadas de LED em toda a cidade
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma a cada seis pessoas vive sozinha

Período sazonal intensifica síndromes gripais e preocupa autoridades de saúde em Sergipe

Direto de Brasília 04/07/25

Depois de 5 meses em tratamento veterinário intensivo, uma tartaruga marinha foi devolvida ao mar
