Serviço

Aracaju retoma testagem rápida para covid-19 nesta quarta-feira (23)

Serão ofertados 200 testes rápidos

Por redação Portal A8SE e PMA 22/11/2022 19h14
Aracaju retoma testagem rápida para covid-19 nesta quarta-feira (23)
foto: assessoria de comunicação

Nesta quarta-feira (23), Aracaju volta a realizar o programa TestAju, para detecção da covid-19.

O serviço será disponibilizado nesta quarta e na sexta-feira (25), das 8h às 11h, no Terminal de Integração Manoel Aguiar Menezes, localizado na região dos mercados centrais, no bairro Industrial. Serão ofertados 200 testes rápidos.

De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, Aracaju, mesmo com o índice de letalidade zerado há 15 dias, o cenário atual apresenta um crescimento superior de novos casos a 300%.

“A partir deste aumento nos indicadores e da procura pela testagem, alteramos a estrutura para a testagem da covid e retomamos o serviço das ações do TestAju. Nosso principal objetivo, com esta retomada do serviço, é identificar quem é positivo e fazer o isolamento dessas pessoas para que haja o bloqueio da circulação do vírus”, ressalta Taise. 

Isolamento para os positivados

Para os casos confirmados de pacientes com covid-19, com sintomas leves e assintomáticos, a medida preconizada é o isolamento do indivíduo, que pode ser até de sete dias. 

“Se, no quinto dia da doença, a pessoa já tiver mais de 24 horas sem nenhum sintoma ou for assintomática e tiver um exame negativo pode ser liberada do isolamento. Se não, deve permanecer no isolamento até o sétimo dia, caso, neste sétimo dia, esteja há 24 horas sem sintomas da covid”, enfatiza a gestora.

Testagem nas UBSs

A Saúde de Aracaju continua ofertando o atendimento para testagem da covid nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. Com exceção das UBSs Elizabeth Pita, Niceu Dantas e Porto Dantas que, no momento, não estão realizando a testagem. E, com horário estendido, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, as UBSs Antônio Alves, Augusto Franco, Geraldo Magela, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vieira, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby e Onésimo Pinto.