Aracaju está entre as capitais que mais matam por arma de fogo

30/09/2015 19h35
Aracaju está entre as capitais que mais matam por arma de fogo
A8SE

 

Campanha de desarmamento será reforçada em Aracaju (Divulgação)

Aracaju encontra-se entre as 10 capitais que mais matam por armas de fogo no Brasil. O dado, do Ministério da Saúde, faz parte do conjunto de informações que a Caravana Comunidade Segura traz na bagagem, nos próximos dias 13 e 14, quando aporta na cidade para promover atividades relacionadas à política de desarmamento.
Os números de Sergipe também apontam para a necessidade de se investir na desestruturação do imaginário bélico do estado, o que se pode conseguir a partir da articulação da sociedade civil e dos atores públicos encarregados da política de controle de armas e munições
Controle de armas
A Caravana Comunidade Segura 2009 está percorrendo o Brasil pela sexta vez, só que pela primeira vez passando por todas as 27 capitais do país. Continuam como seus objetivos principais a qualificação do debate sobre segurança pública e a aproximação de atores públicos e sociais, uma tendência nacional que vem se consolidando por vários processos paralelos e caminha para seu clímax na Conferencia Nacional de Segurança Pública em Agosto.

 

Após ter divulgado boas práticas e desenvolvido os temas "Controle de Armas", "Desenvolvimento Institucional das Polícias", "Juventude e Violência Armada" e "Política de Drogas", a Caravana 2009 terá como foco a política nacional de controle de armas e seu cumprimento, além do desarmamento continuado da população, buscando qualificar a mobilização para as conferências municipais, estaduais, livres e nacional de segurança pública e garantir a inserção desta temática. O problema da segurança pública no Brasil passa por estes quatro temas, por isso a sua integração será abordada, apontando para exemplos práticos e indicadores de acompanhamento.

A Rede Desarma Brasil e o Ministério da Justiça, nesta parceria pela continuidade e ampliação da Caravana, pretendem criar as condições para futuras campanhas de desarmamento, ampliação da Rede e fortalecimento de seus Comitês. O fomento do engajamento de ONGs, grupos religiosos e movimentos sociais e a contínua capacitação destes setores para o debate sobre segurança pública e possíveis parcerias com o setor público é uma tarefa fundamental a ser cumprida conjuntamente pelo governo e sociedade civil organizada.

O sucesso da aprovação e implementação do Estatuto do Desarmamento, que comprovadamente reduz as mortes por armas de fogo, viabilizada pela reunião do poder público com a Rede Desarma Brasil é uma comprovação da importância destas iniciativas agregadoras.

A Caravana Comunidade Segura 2009 é uma realização da OSCIP Viva Comunidade e da Rede Desarma Brasil, com o apoio do Viva Rio e financiamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Ministério da Justiça.

Programação em Aracaju

Dia 13-07-09

Manhã - Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe

* 9 horas - Coletiva de imprensa.
* 10 horas - Sessão Especial Conjunta da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe e da Câmara Municipal de Aracaju.

Tarde

* 14h30min - Visita técnica à superintendência da Polícia Federal.

Dia 14-07-09

Manhã

* 11 horas - Visita técnica à Governadoria.

Tarde

* 14 horas - Visita técnica à Prefeitura de Aracaju.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: