Aracaju é a 6º colocada em emprego e renda

30/09/2015 19h39
Aracaju é a 6º colocada em emprego e renda
A8SE

Aracaju é a capital nordestina mais bem colocada no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), medido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a capital sergipana ocupa a sexta colocação no país no quesito Emprego e Renda. Na categoria específica, a capital de Sergipe obteve um índice de 0,9011, numa escala que vai de 0 a 1, e se manteve à frente de grandes centros como Brasília (0,8805), Rio de Janeiro (0,8673) e Porto Alegre (0,8839). A geração e o estoque de emprego formal, atrelados à média salarial do aracajuano, formam os fatores analisados na pesquisa.

Para chegar a uma conclusão na vertente Emprego e Renda, o IFDM tomou como base dados do Ministério do Trabalho do ano de 2006. Entre os principais fatores responsáveis pela posição de destaque de Aracaju, está o trabalho desenvolvido nos últimos anos pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) da Prefeitura de Aracaju. "Somente no período que vai do início do ano de 2006 a julho de 2009, concretizamos 2.144 operações pelo Credpovo, proporcionando a geração de 2.296 empregos", afirma o presidente da Fundat, Carlos Magno.

O Credpovo é um programa de geração de Emprego e Renda que repassa crédito às micro e pequenas empresas em convênio com bancos oficiais. "Nesse mesmo período acumulamos o repasse de cerca de R$ 4milhões. Se pegarmos dados do início de 2003 até hoje, esse valor chega a quase R$ 13milhões", ressalta Carlos Magno, que destaca ainda a ação do programa de qualificação profissional da Fundat, responsável por qualificar aproximadamente 41mil pessoas desde o ano de 2001. Os cursos acontecem nas unidades da Fundat distribuídas pela capital e contemplam diversas áreas como informática, cozinheiro, manicure e pedreiro.

Fonte: PMA

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: