Aracaju define fases, critérios e subgrupos para primeira etapa da vacinação
40 das 45 UBS do município serão utilizadas para a imunização

Apresentado em dezembro de 2020, o Plano de Vacinação de Aracaju tem fases e critérios bem definidos para realizar um processo de imunização seguro, evitando aglomerações e respeitando a urgência que os grupos prioritários demandam. Dividido em quatro fases, o plano leva em conta a necessidade de subdividi-las em etapas, a fim de que haja prioridade mesmo entre os grupos de risco, que reúnem milhares de pessoas.
Dessa forma, segundo a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, a primeira fase do planejamento abarca os trabalhadores da saúde e os idosos institucionalizados (ou seja, que estão em casas de longa permanência). Mesmo assim, ressalta a gestora, será preciso dividi-los em etapas. “Só de profissional de saúde, temos 28 mil. Por isso, classificamos como prioridade os que atuam em UTIs, depois em Urgências”, explica.
A mesma lógica será usada para os idosos. “Primeiro, os idosos com mais de 80 anos; depois, num segundo momento, idosos de 75 a 79 e, em seguida, de 70 a 74 anos. Porque idosos acima de 60 anos compõem um público muito grande, são cerca de 82 mil, então precisamos dividir em subgrupos”, afirma Waneska.
A secretária também explica que, nessa primeira fase, as salas de vacinação, que serão utilizadas para imunizar a população em geral, não serão necessárias. Isso porque os grupos prioritários receberão as doses no próprio local de trabalho, no caso dos profissionais de saúde; ou nas instituições, no caso dos idosos. “Em todas essas fases, haverá entrega de comprovante, para garantir que aquela faz parte daquela fase”, avisa a secretária.
Passada essa primeira etapa, as Unidades Básicas de Saúde, que reúnem as salas de vacinação, serão, inicialmente, os locais onde a população será imunizada. “Acredito que dividindo a população desse jeito, por fases, não haverá problemas de aglomeração nas Unidades, mas se houver, já solicitei espaços maiores, como ginásios e escolas para vacinar as pessoas, inclusive, com horário marcado”, esclarece.
Segundo a secretária, 40 das 45 UBS do município serão utilizadas para a imunização. “No Plano, propomos todas as estratégias que a Secretaria entende que são importantes para termos uma vacinação tranquila, efetiva e segura”, garante Waneska Barboza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25

MPSE ajuíza ação civil pública para resolver irregularidades em obras de avenidas da capital
Mais acessadas
F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
Prêmio acumulado em R$ 52 milhões é sorteado na Mega-Sena
Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
Novo livro de Martha Sales aborda o tempo e a ancestralidade
Mais notícias
-
7 horas, 4 minutos Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
-
8 horas, 31 minutos Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
-
11 horas, 33 minutos Aposentados e pensionistas aniversariantes de julho devem fazer Prova de Vida até o dia 31 de julho