Aquidabã é líder na produção de abacaxi

Para manter o crescimento da produtividade, estão sendo desenvolvidas ações com destaques para a inovação de técnicas, mudanças na adubação e uso de mudas de melhor qualidade

30/09/2015 18h59
Aquidabã é líder na produção de abacaxi
A8SE

O abacaxi, a terceira fruta tropical mais cultivada no país, é também responsável pelo crescimento econômico do território do médio sertão de Sergipe, com destaque para o município de Aquidabã, considerado o maior produtor de fruto do Estado. Sua produção atual atinge o volume de quatro mil toneladas por ano e graças aos avanços tecnológicos introduzidos, a produtividade hoje chega a 20 toneladas por hectare.

Para manter o crescimento da produtividade, técnicos do Desenvolvimento Agrário (Seagri) estão desenvolvendo ações que visam avanços na produção com a inovação de técnicas, mudanças na adubação e uso de mudas de melhor qualidade. Os projetos estão sendo desenvolvidos em Aquidabã e também em Graccho Cardoso, onde a produção média do abacaxi é de 25 mil frutos por hectare.


O Agrônomo Esdras de Oliveira Pereira, gestor do Escritório da afirma que os agricultores precisam adotar melhor a tecnologia para um resultado cada vez mais positivo em termos de produção e produtividade. “Muitas vezes a adubação é feita à revelia das normas recomendadas, por isso mostramos os resultados aferidos com adubação semiorgânica que vem sendo aconselhada e demonstrada. Com ela a redução do ciclo da cultura é considerável, dos 18 meses da forma tradicional, com os 12 a 13 meses com esse tipo de adubo, que satura menos o solo, rendendo muito mais. O problema maior é a Fusariose, uma doença fúngica que provoca a queda na produção, mas cuja solução vem sendo acenada para o próximo ano, com a entrada em produção da Biofábrica em Sergipe”, disse.

Mudas- a Biofábrica de Sergipe ocupa uma área de 141 mil metros quadrados e deve entrar em operação em 2009, inicialmente produzindo 250 mil mudas de abacaxi, anuais, passando para um milhão de mudas, cuja produção pode ser acrescida de acordo com o mercado.

O assessor técnico da Secretaria da Agricultura, Francisco Cassundé, ressalta que o agricultor que gera negócio como seu trabalho, o faz com intenção de lucro. “É preciso que o agricultor se organize, busque o associativismo para ter quantidade, podendo melhorar a qualidade e negociar preços com os empresários, sempre firmando contratos que lhes garanta não apenas cobrir os custos de produção, mas que lhes remunere para manter a família com dignidade”.

A produção média do abacaxi em Graccho Cardoso é de 25 mil frutos por hectare. O Agricultor Familiar, Mario de Oliveira demonstrou satisfação com a sua lavoura, onde mantém 10 mil pés em produção, tendo iniciado e comercializado a primeira colheita deste ano. Segundo ele, com as orientações da Emdagro, a produtividade aumenta.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: