Antônio Camilo toma posse na Academia Sergipana de Letras

Camilo é o primeiro servidor do TJSE, fora do quadro da magistratura, a se tornar imortal na instituição.

Por Redação Portal A8SE 13/05/2025 11h09
Antônio Camilo toma posse na Academia Sergipana de Letras
Reprodução: Foto/ Redes Sociais

O escritor, advogado e servidor do Tribunal de Justiça de Sergipe, Antônio Camilo, tomou posse na cadeira nº 9 da Academia Sergipana de Letras (ASL) em cerimônia realizada no auditório da Universidade Tiradentes (Unit), na segunda-feira (12). Camilo é o primeiro servidor do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), fora do quadro da magistratura, a se tornar imortal na instituição.

Ele assume o lugar deixado pelo médico e poeta José Abud, com carreira literária iniciada nos anos 1980, Camilo publicou seus primeiros poemas no suplemento Arte e Literatura da Gazeta de Sergipe e na Revista Alvorada, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Desde então, escreveu nove obras, incluindo biografias de figuras importantes do estado, como Antônio Carlos Valadares e Carlos Magalhães (Magá).

Durante seu discurso de posse, Camilo destacou a importância do momento. “Meu sonho sempre foi ser um escritor reconhecido, e nosso Senhor me deu muito mais: uma cadeira na Academia Sergipana de Letras”, afirmou o empossado, ressaltando a responsabilidade de suceder José Abud.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), Susana Azevedo, e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Augusto César Leite, que elogiaram a trajetória do novo imortal e seu compromisso com a literatura e a história sergipana.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp