Animais esperam por adoção no Centro de Zoonoses
Quem gosta de cães e gatos e deseja ter um em casa, pode procurar o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (79) 3179-3528 e 3179-3565.

Quem gosta de cães e gatos e deseja ter um em casa, pode procurar o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). A unidade, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é responsável, entre outras atividades, por recolher animais domésticos que vivem nas ruas ou que são abandonados pelos donos. Depois de tratados, alimentados, vacinados e avaliados, os bichos são postos à disposição para quem quiser adotá-los.
Os animais chegam ao Centro de duas formas. Alguns são capturados na rua, enquanto outros são retirados de casa. "Nós trazemos para cá cerca de oito animais todos os dias", afirma a coordenadora do CCZ, Gina Blinoff. Esse é o número de cães e gatos que não têm dono nem casa e que encontram, mesmo que de forma forçada, um abrigo temporário. "Eles ficam aqui por 40 dias. Se, nesse prazo, ninguém adotá-los, nós os encaminhamos para as associações protetoras dos animais", explica.
Mas, de acordo com a veterinária, as instituições protetoras não são os locais mais adequados para os animais que vêm da rua. "Eles vêm da rua, onde sofrem muito e quase não se alimentam. E quando eles vão para as associações, é mais um processo traumático, pois os tratadores desses locais têm muita vontade, mas os custos são altos. Além disso, alimentação e local para dormir não são o suficiente. Os bichos precisam de atenção e carinho que somente um lar de verdade pode oferecer", completa Gina.
Ela lembra ainda que o número de adoções é muito pequeno se comparado à quantidade de pessoas que compram animais caros. "Os cães daqui são muito dóceis. Com carinho e atenção, eles se tornam a alegria da casa. Além disso, todos são imunizados, pois são vacinados assim que chegam", diz.
"Quando as pessoas vêm adotar os animais, elas são orientadas sobre cuidados veterinários e sobre as características específicas de cada um. Elas assinam o termo de adoção e se responsabilizam pelo bicho", explica a coordenadora. Quem quiser adotar os animais, basta comparecer ao local munido de identidade e do compromisso de cuidar bem dos bichos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (79) 3179-3528 e 3179-3565.
Fonte:AAN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
2 horas, 50 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
5 horas, 3 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
5 horas, 53 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro