Analfabetismo entre pessoas de 15 a 60 anos volta a cair em Sergipe
Sergipe registrava, em 2022, uma taxa de analfabetismo de 11,7%

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), com base no Censo Escolar 2024, mostram que Sergipe segue avançando no combate ao analfabetismo. A taxa entre pessoas com 15 anos ou mais caiu para 10,8%, o menor índice registrado nos últimos anos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2016 e 2024, o estado reduziu em mais de três pontos percentuais o número de pessoas não alfabetizadas, passando de 13,9% para os atuais 10,8%.
De 2023 para 2024, a queda foi de 0,4 ponto percentual, o que fez Sergipe melhorar sua posição no ranking nacional: saiu da 23ª para a 17ª colocação entre os estados com menor taxa de analfabetismo. Os dados reforçam a tendência de redução gradual do número de sergipanos que ainda não sabem ler e escrever.
Linha positiva
De acordo com os dados da PNAD Contínua do IBGE, Sergipe registrava, em 2022, uma taxa de analfabetismo de 11,7% entre a população de 15 anos ou mais. Em 2023, a taxa caiu para 11,2%, reduzindo o percentual. Já em 2024, a taxa chegou a 10,8%.
Correção de Fluxo
Quase 10 mil alunos na rede estadual de Sergipe são acompanhados no programa de correção da distorção idade/série em 2025. São mais turmas abertas e alunos enturmados no Programa de Correção de Fluxo Sergipe na Idade Certa (Prosic), além da ampliação do regime de colaboração com os municípios, o que fez o estado de Sergipe diminuir a distorção idade/série.
Em 2022, eram 168 escolas participantes do Prosic, 388 turmas e 9.757 alunos. Em 2023, foram 174 escolas da rede, beneficiando 505 turmas e 13.693 alunos na rede estadual. Já para o ano de 2024, foram 162 escolas, 456 turmas e 12.310 alunos. Em 2025, são 432 turmas, em 144 escolas e 9954 alunos. O programa alcança, atualmente, 56 municípios sergipanos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

UNICEF realiza encontro com conselheiros tutelares

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Aracaju, Dilermando Júnior, está em Israel

Esta noite, tem a Segundona do Turista', na rua São João

Direto de Brasília 16/06/25
Mais acessadas
Suspeito de matar companheira em Socorro confessa crime e alega ciúmes
'Como Treinar o Seu Dragão' tem a maior abertura de um filme DreamWorks no Brasil
Transporte público é reforçado com linhas especiais da 'Rota do Forró' e 'Corujão'
Motorista fica ferido após colisão entre carro e micro-ônibus na SE-240 em Santo Amaro das Brotas
Aposentados podem consultar nos Correios respostas sobre descontos indevidos no INSS
Mais notícias
-
14 horas, 3 minutos Após caso de agressão na Rodoviária de Aracaju, acordo prevê R$ 60 mil em melhorias para população em situação de rua
-
14 horas, 35 minutos Catamarã afunda parcialmente no Rio São Francisco durante temporal em Brejo Grande
-
15 horas, 24 minutos Confira a programação de Apresentações Musicais do 'São João na Praça' na Praça Fausto Cardoso