Alunos sergipanos participam da Model United Nations na Inglaterra
Os estudantes Clara Almeida, Jorge Souza e Luciano Oliveira tiveram a oportunidade de participar de uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU)
Alunos do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, participaram da Model United Nations (MUN), na cidade de Oxford, Inglaterra, entre os dias 22 e 24 de novembro.
Os estudantes Clara Almeida, Jorge Souza e Luciano Oliveira tiveram a oportunidade de participar de uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), com debate sobre problemas globais. Essa iniciativa tem como objetivo capacitar e internacionalizar jovens para a solução de questões mundiais.
Para Luciano Ferreira, o aprendizado no evento está relacionado ao conhecimento adquirido em sala de aula. “É bastante interessante como isso se encaixa perfeitamente no que venho fazendo na escola. Meu comitê foi o COP 30, a Conferência das Partes que acontecerá no Brasil no próximo ano. Falamos sobre mudanças climáticas e comunidades indígenas. Foi um tema bastante interessante e que reforçou o poder transformador que temos. Saímos de lá mais confiantes na nossa oratória, no poder de escuta, aprimoramos o inglês e fizemos vários amigos que também estão nessa caminhada conosco”, relatou o aluno.
Já a aluna Clara Almeida ressaltou a importância desse intercâmbio cultural para aprimorar as habilidades de comunicação e ampliar sua visão de mundo. “Essa troca de conhecimentos foi muito ampla em vários sentidos. Quando falamos sobre isso, é muito mais do que aprendizado dentro da simulação da ONU. Trata-se de uma troca humana, de pessoas se conectando e se entendendo por meio da educação e da interação com diferentes culturas. É interessante demais saber que há pessoas ali com os mesmos sonhos que os meus”, afirmou.
Jorge Souza foi um dos participantes do Conselho dos Assuntos Econômicos e Financeiros (Ecofin), que discutiu temas relacionados ao comércio exterior. Representando o Chile, ele abordou questões como evasão fiscal e taxas ilícitas. “Eu estava como delegado do Chile, defendendo o posicionamento do país dentro do comitê. É sempre muito incrível poder debater esse tipo de assunto em um âmbito internacional, mesmo que seja uma simulação. Isso porque, de alguma forma, compartilho meus conhecimentos com os outros e recebo os deles também. São experiências que agregam muito e que, com certeza, usaremos no futuro. São aprendizados que ficam eternamente”, destacou o estudante.
Atheneu ONU
O Centro de Excelência realiza há seis anos a maior simulação estudantil da Assembleia Geral da ONU na América Latina. Para o professor Yuri Norberto, idealizador do projeto na instituição, a missão agora é que os participantes da simulação compartilhem sua experiência com outros alunos. “O que pretendemos é que os alunos que participaram dessa simulação possam monitorar os colegas no Atheneu, para que mais jovens tenham a oportunidade de participar de simulações internacionais nos próximos anos. Que possamos evoluir: no ano passado foi um, este ano foram três, e no próximo queremos ainda mais participantes”, explicou.
Com o objetivo de trabalhar a língua inglesa entre os estudantes, o Atheneu ONU também adota o modelo de comitês em inglês, permitindo que os alunos aprimorem o domínio de línguas estrangeiras e ampliem suas perspectivas culturais. Além do Atheneu Sergipense, outras três escolas brasileiras participaram da simulação, com a instituição representando o estado de Sergipe.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp