Alunas da escola da reserva indígena Xocó são aprovadas em vestibular

30/09/2015 19h36
Alunas da escola da reserva indígena Xocó são aprovadas em vestibular
A8SE

A comunidade Xocó está em festa com a aprovação de três jovens no vestibular de diferentes instituições. As grandes vencedoras foram Elenice Bezerra Lima, aprovada em Serviço Social na Universidade Tiradentes (Unit); Ynaiara Lima dos Santos e Poliana Acácio Bezerra Lima, em Pedagogia, na Faculdade São Vicente (FASVIPA), em Pão de Açúcar (AL). As três alunas estudavam no Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, localizado na reserva do município de Porto da Folha.

Segundo a coordenadora indígena do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (NEDIC), Maria das Dores Santana Oliveira, tal resultado é de fundamental importância para a valorização da educação pública. "O colégio indígena estadual tem por objetivo formar cidadãos, não se esquecendo de seus costumes e crenças, valorizando assim sua história", disse a coordenadora.

Segundo Maria das Dores, a aprovação das alunas é um estímulo para os outros estudantes. "Dessa forma os professores da unidade de ensino incentivam seus alunos a continuarem os estudos. Formando homens e mulheres críticos para o melhor desenvolvimento de suas atividades dentro da nossa sociedade", afirma a coordenadora do NEDIC.

No Dom José Brandão, são oferecidas todas as modalidades de ensino, da pré-escola até o ensino médio. O colégio conta com 115 alunos e um corpo docente formado por cinco professores indígenas que estão focados em manter viva a cultura do povo Xocó. "Em meio às dificuldades, esses alunos venceram e alçaram mais um degrau em suas carreiras escolares", ressalta Maria.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: