Alese aprova projeto que permite ao Estado assumir controle total da Sergas

A medida permite a utilização desse montante, incluindo valores oriundos da concessão

Por Portal A8SE com informações do Gov/SE 30/04/2026 18h04
Alese aprova projeto que permite ao Estado assumir controle total da Sergas
Foto: Arthuro Paganini

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou, nesta quinta-feira (30), o Projeto de Lei nº 106/2026, que autoriza o Estado a adquirir as ações da Sergipe Gás S.A. (Sergas) atualmente em posse da Mitsui Gás e Energia, retomando o controle integral da distribuidora.

A proposta, enviada pelo Governo do Estado, prevê a abertura de crédito especial de até R$ 148 milhões para viabilizar a operação. Com isso, Sergipe poderá passar a deter 100% da companhia.

Para viabilizar a compra, será necessário um ajuste no orçamento estadual, já que a operação não estava prevista inicialmente, apesar de haver recursos disponíveis. A medida permite a utilização desse montante, incluindo valores oriundos da concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário.

Na justificativa do projeto, o Executivo destaca a importância do setor de gás natural para o desenvolvimento econômico, especialmente na atração de indústrias e novos investimentos.

A expectativa é que, com o controle total da Sergas, o Estado fortaleça sua capacidade de planejamento, amplie a competitividade e impulsione a geração de emprego e renda.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp