Covid-19

Alerta: Sergipe registra primeiro caso da variante Delta

Por Redação Portal A8SE 14/09/2021 18h13
Alerta: Sergipe registra primeiro caso da variante Delta
R7.com

Nesta terça-feira, 14, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou o primeiro caso da variante Delta em Sergipe.

A primeira pessoa identificada com a linhagem do coronavírus é uma mulher de 40 anos, moradora de Aracaju. Segundo a SES, o resultado do sequenciamento genômico da amostra de RT-PCR da paciente foi apresentado pelo laboratório da Fiocruz.

"Apesar de estarmos num momento de queda expressiva no número de casos e óbitos, de uma baixa taxa de ocupação hospitalar, é fundamental entender que se não aumentarmos a cobertura vacinal, a gente pode fazer com que essa variante circule no estado. É fundamental que a população esteja imunizada. Assim, aquelas pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, mas já chegou o momento de serem vacinadas, é fundamental buscar as unidades de saúde. E aqueles que estão no momento da segunda dose, fiquem atentos se seu município está antecipando essa segunda dose”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes.

Após a confirmação, alguns cuidados precisam ser redobrados, é o que afirma o especialista Lysandro Borges da Universidade Federal de Sergipe.

"A presença dessa cepa no nosso estado representa um grande sinal de alerta, pois é uma cepa muito mais infectiva e tem a possibilidade de escapar dos anticorpos neutralizantes da vacina. Sabemos que as pessoas estão cansadas de falar em pandemia, de falar no vírus causador da covid-19, mas não é o momento de baixar a guarda. O uso da máscara, do álcool em gel e do distanciamento são importantes e protegem contra qualquer variante", ressalta.