Acumulado de chuva superou 567 milímetros durante o inverno em Aracaju

Por redação Portal A8SE com informações da PMA 23/09/2022 18h38
Acumulado de chuva superou 567 milímetros durante o inverno em Aracaju
Foto: Defesa Civil/Aracaju

O inverno em Aracaju este ano foi marcado por chuvas além do quantitativo esperado, além de uma maior incidência de ventos fortes. A Defesa Civil da capital fez um balanço.

Os dados foram coletados através dos pluviômetros. No período, foram registrados 567,9 milímetros de chuva, considerando o início do inverno, 21 de junho, e o encerramento da estação, 22 de setembro.

"Como característica desse inverno que passou, além do grande volume de chuvas, foi observado também a maior incidência de ventos fortes, quando comparado aos demais anos", ressalta o coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo.

Rabelo também explica que os ventos fortes acarretaram um número maior de ocorrências, relacionadas à queda de árvores, risco de queda de árvores e de painéis publicitários ou estruturas que são suscetíveis. Parte das ocorrências registradas durante a estação estavam relacionadas à avaliação de risco de desabamento e risco de deslizamento de terra.

Ocorrências

Ao total, foram registradas pelo órgão, de junho até 22 de setembro, 713 ocorrências. Destas, 225 estão relacionadas às chuvas que incidiram na capital durante o inverno.

Do total de ocorrências registradas, mais de 50% faziam referência a risco de desabamento, um total de 115; 38 estavam relacionadas a inundação, enchentes ou alagamento; 15 tratavam de desabamento; 11 apontavam risco de queda de árvore; 6 eram referentes a deslizamento de terra; 5 a identificação de risco de deslizamento de terra; e outras 5, referentes a queda de árvores. Também foram registradas 31 ocorrências de naturezas variadas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp