Através da promotora de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos à Saúde, Miriam Teresa Machado, o Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra o Estado, requerendo a ativação da UTI Materna da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, única referência em Sergipe para parturientes de alto risco.
Sabendo que a UTI em questão se encontra desativada até a presente data, a ação requer da Justiça, a concessão de Tutela Antecipada, para que o quadro seja revertido. A maternidade Nossa Senhora de Lourdes foi concebida com estrutura, espaço físico e equipamentos adequados para o pleno funcionamento da UTI materna. Ela teve, contudo, seus equipamentos remanejados para uma UTI Neonatal externa, desnecessária, segundo parecer técnico da Vigilância Sanitária Municipal.
Em agosto de 2008, o diretor da maternidade comprometeu-se, no Ministério Público, a promover novo remanejamento dos espaços internos da unidade hospitalar, liberando o que estava sendo utilizado para a UTI neonatal externa para a implantação da UTI Materna, no prazo máximo de 90 dias.
Até agora, contudo, nada foi feito, e o representante da SES já se posicionou no sentido do não cumprimento do ajustado. Ao invés disso, pretende manter uma sala de estabilização e um veículo de suporte avançado nas mediações da unidade hospitalar, para eventual transporte de parturientes para as Unidades de Terapia Intensiva dos hospitais públicos da capital.
A Promotoria argumenta, no entanto, que o número de leitos de UTI é insuficiente para atender à demanda em Sergipe, fato que acarreta a desassistência de muitos pacientes necessitados, que acabam vindo a óbito, além de submeter as parturientes de alto risco à iminência de óbito ainda no ato do transporte.
Assim, a Promotoria requer, liminarmente, que o Poder Público propicie às parturientes de alto risco do Estado, os leitos de UTI/SUS ativado, com estrutura humana e física capazes de atender às ações e serviços de saúde com resolutividade, no prazo de 30 dias. Assim, seriam efetivamente cumpridos os princípios da organização e eficiência dispostos no artigo 37 da Constituição Federal.
Fonte: MP/SE
Últimas notícias + notícias

Restaurante pega fogo um dia após inauguração na Zona Sul de Aracaju

Luís Guilherme, sergipano que joga no Palmeiras está em Sergipe

Sergipe inicia atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional nesta segunda-feira; saiba como agendar

Conheça o atleta que desbancou Cristiano Ronaldo e Messi na lista de esportista mais bem pago

Verdfrut amplia rede com segunda unidade em Aracaju

Homem morre afogado após cair na piscina de clube em Aracaju
Últimas da TV Atalaia + TV Atalaia

Setor de transporte de Sergipe e Alagoas participam da discussão das Nações unidas

Corpo de Bombeiros realiza quinta edição do Natal solidário em Aracaju
