Sergipe

Abertura dos festejos Juninos em Socorro acontece neste sábado, 3

Por Assessoria 03/06/2017 12h46
Abertura dos festejos Juninos em Socorro acontece neste sábado, 3
A8SE

O som da zabumba e da sanfona já pode ser ouvido pelos cidadãos socorrenses, que dentro de algumas horas irão curtir a abertura oficial do Forró Siri 2017. Os shows deste sábado, 03, marcam o início dos festejos juninos no município e dão o pontapé inicial para a realização do maior São Pedro de Sergipe. Este ano uma área de 2.000 metros quadrados foi organizada pela Prefeitura para receber os cerca de 50 mil forrozeiros que são esperados pela gestão para aproveitar a primeira noite de festa em Socorro. E para receber essa multidão forrozeira uma mega estrutura foi organizada, através do trabalho conjunto das secretarias.

Para garantir a segurança dos cidadãos a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) montaram um esquema especial de vigilância para o evento. “Neste dia montamos um esquema tático com o apoio de mais de 50 guardas, que ficarão responsáveis pela realização da segurança interna do evento. São eles que realizarão as revistas dos cidadãos e atuarão de forma preventiva, a fim de evitar problemas maiores durante o evento, garantindo dessa forma a tranquilidade dos forrozeiros. Neste dia colocaremos em prática também os conhecimentos que adquirimos durante as capacitações realizadas no último mês de maio, aumentando ainda mais a efetividade das ações para os socorrenses”, declara o assessor de comunicação da Guarda, Jhonny David.

As ações de saúde também foram reforçadas para atender os cidadãos que irão aproveitar a abertura do Forró Siri. Neste dia a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montará uma estrutura de “Mini Hospital”, para atender os forrozeiros. “Montaremos um Posto Médico Avançado, com oito leitos para atender os cidadãos que precisarem de atendimento, sendo sete de observação e um de estabilização. Neste dia cerca de 30 profissionais serão deslocadas para atuar no evento, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores da secretaria. Contaremos também com o suporte das ambulâncias do município e do Serviço Móvel de Urgência (Samu), tudo isso para garantir o melhor atendimento possível aos cidadãos”, explica a enfermeira do Serviço de Atendimento de Urgência do Município (SAU), Luciana Lemos.

Ações preventivas de saúde também serão executadas durante a abertura dos festejos, com através da Tenda de Saúde, que realizará a distribuíção de panfletos com informações de saúde e preservativos. “Afinal não podemos apenas trabalhar com os atendimentos de urgência e emergência, queremos atuar para evitar problemas provocados pela bebida, uso de drogas ou mesmo evitar a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis. Estaremos atentos à todas essas situações durante toda noite e também ao longo do mês nas demais comemorações referentes ao mês junino”, complementa Luciana.

Os acessos à área onde serão realizados os shows e todas locais estratégicos de entrada e saída do município também receberão reforço na segurança, graças à atuação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que desde a última semana já vem realizando ações de conscientização com os motoristas socorrenses. “Nosso intuito é evitar a ocorrência de acidentes neste dia, bem como organizar todo trânsito no município neste dia, para que possamos possibilitar a fluidez para pedestres e motoristas. Realizaremos também blitz em vários pontos, a fim de coibir a junção do consumo de bebidas alcoólicas e direção, que é uma combinação perigosa. Precisamos da ajuda de todos para garantir um São João de paz e tranquilidade em Socorro”, declara o superintendente da SMTT, José Toledo.

 

 

Tags: