Acidentes

70% das queimaduras acontecem em ambiente doméstico; veja dicas de prevenção

Além disso, 40% dos registros de queimaduras são de crianças de até 10 anos de idade. Especialista alerta para cuidados.

Por Redação Portal A8SE 20/09/2021 17h00
70% das queimaduras acontecem em ambiente doméstico; veja dicas de prevenção
Hospital de Urgência de Saúde (Huse) recebe pacientes vítimas de acidentes. Foto: Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe

De acordo com o DataSUS, sistema de dados do SUS, 70% das queimaduras no Brasil ocorrem em ambiente doméstico. Entre os grupos mais vulneráveis estão as crianças de até 10 anos, que correspondem a 40% dos registros de queimaduras.

O alerta vem da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe, dois dias após a morte de duas crianças de quatro anos em Gararu vítimas de um incêndio, que deixou ainda cinco feridos.

A pasta destacou que a Sociedade Brasileira de Queimaduras e a ONG Criança Segura Safe Kids Brasil lançaram Casa Segura, Criança Protegida – Prevenção de acidentes domésticos com crianças e adolescentes, que pode ser acessada clicando aqui.

Em entrevista à SES, a gerente da Central de Regulação de Urgência do Samu Luciana Prudente lembrou que 40% dos acidentes ocorrem dentro de casa, e ressaltou a necessidade dos cuidados.

“É importante que neste momento de comoção as pessoas assumam o compromisso de prevenir os acidentes domésticos que vitimam principalmente crianças e idosos”, afirma Prudente.

A SES listou uma série de dicas de prevenção para evitar acidentes domésticos.

  • afastar crianças da cozinha;
  • evitar se alimentar ou manusear recipientes ou panelas com líquidos e outros alimentos quentes quando estiver com crianças no colo ou muito próximo delas;
  • priorize usar as bocas da parte de trás do fogão;
  • não tenha produtos inflamáveis de fácil acesso;
  • cuidado com forno aquecido;
  • posicione no centro da mesa os alimentos mais quentes e evite toalhas com grandes barras (as crianças podem puxar);
  • evitar uso de velas e, se utilizar, colocar em recipientes com garantia de proteção (copos e taças altas)
  • não deixar celular carregando em tomadas próximas a tecidos, cortinas ou outros produtos de fácil combustão.