27 milhões de brasileiros estão endividados
Pesquisa divulgada pelo Itau Card revela que o mercado de cartões de crédito atingiu, em outubro, faturamento de 19, 9 bilhões de reais. É o maior valor registrado no ano de 2008.

Mais de 27 milhões de brasileiros estão na lista do Serasa. Enquanto isso, pesquisa divulgada pelo Itau Card revela que o mercado de cartões de crédito atingiu, em outubro, faturamento de 19, 9 bilhões de reais. É o maior valor registrado em 2008, e enquanto isso a inadimplência reina no Brasil e tem como principais vítimas as pessoas de baixa renda. Mas, afinal, por quê os brasileiros caem na tentação de utilizar vários cartões de crédito?
Nos grandes centros comerciais ou em pequenas galerias, os promotores de cartões carregam consigo uma prancheta e formulário de cadastramento. O trabalho desses profissionais é estimular consumidores a fazer cartões de crédito, e o discurso é universal. “Bom dia, tudo bem? Boa tarde, tudo bem? Ou boa noite, tudo bem? A gente aborda o cliente e oferece o cartão”, detalha a promotora de cartões de crédito, Jaqueline dos Santos, funcionária de um shopping da capital sergipana.
Os promotores de cartões de crédito recebem um treinamento completo. “Eu ofereço as qualidades do cartão, quantas vezes divide e as porcentagens de desconto, logo na primeira compra”, revela o promotor Rafael Nunes.
A estratégia é puro marketing. E para consumidores compulsivos, o difícil é driblar o uso abusivo dos cartões de crédito. A dona de casa, Vivian Cristina revela que já chegou a possuir até cinco cartões de crédito. "Tinha seis cartões de crédito. Já quebrei todos, mas, até hoje não consegui pagar tudo”, revela a consumidora acrescentando que é atraída pelas promoções.
O publicitário Matheus Felizola tem outra explicação para esse comportamento. “Os cartões de crédito tentam de alguma forma fazer com que o possível comprador guarde as preocupações para o momento de sua fatura. O consumidor acaba sendo encantado pela possibilidade de comprar aquele produto de forma partimentada, e isso pode gerar no final do mês um problema de orçamento familiar mesmo”, alerta o publicitário.
“A classe C no Brasil, que é essa classe que recebe de um a três salários mínimos, utiliza o cartão de crédito como capital de giro, já que essas pessoas normalmente não recebem dinheiro em uma data fixa”, analisa o publicitário Matheus Felizola. Esse capital de giro, mal utilizado, tem se tornado inimigo dos brasileiros e aliado do marketing acionado por empresas
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25

MPSE ajuíza ação civil pública para resolver irregularidades em obras de avenidas da capital
Mais acessadas
F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
Prêmio acumulado em R$ 52 milhões é sorteado na Mega-Sena
Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
Novo livro de Martha Sales aborda o tempo e a ancestralidade
Mais notícias
-
7 horas, 18 minutos Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
-
8 horas, 45 minutos Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
-
11 horas, 47 minutos Aposentados e pensionistas aniversariantes de julho devem fazer Prova de Vida até o dia 31 de julho