A8SE Icone

Sergipe

IFS abre seleção com 1.494 vagas para cursos técnicos e de graduação em Sergipe

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 5 a 30 de novembro, pela internet.

Portal A8SE com informações do IFS

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) abriu dois processos seletivos para o primeiro semestre de 2027, com 1.494 vagas em cursos técnicos subsequentes e de graduação. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 5 a 30 de novembro, pela internet.

Do total de oportunidades, 791 são destinadas a cursos técnicos e 703 ao ensino superior. As vagas estão distribuídas entre diferentes campi do estado. Os processos têm formas distintas de seleção: os candidatos aos cursos técnicos participarão de sorteio eletrônico, enquanto a classificação para a graduação será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para se inscrever, é necessário ter concluído o ensino médio. Cada candidato poderá fazer uma inscrição por edital, escolhendo campus, curso e turno. O cadastro deve ser realizado no Sistema Gestor de Concursos do IFS.

Os editais também preveem reserva de vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, além de modalidades destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. Há ainda cotas para pessoas transexuais, transgêneros e travestis. Para concorrer, é necessário atender aos critérios e apresentar a documentação exigida.

Cursos técnicos

O Edital nº 20/2026/DGI/PROEN reúne 791 vagas em sete campi: Aracaju, São Cristóvão, Estância, Lagarto, Socorro, Itabaiana e Tobias Barreto. As oportunidades são para quem já concluiu o ensino médio e busca uma formação técnica.

Entre as opções estão Edificações, Informática, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Eletrônica, Petróleo e Gás, Química, Guia de Turismo, Eventos, Eletromecânica, Agroindústria, Agrimensura, Agropecuária, Agronegócio, Redes de Computadores, Meio Ambiente e Comércio.

Aracaju concentra 426 vagas, distribuídas em 11 opções de curso e turno. São Cristóvão oferece 100 oportunidades e Socorro, 105, incluindo 30 vagas para o curso de Meio Ambiente na modalidade de educação a distância (EAD). Os campi de Lagarto, Estância, Itabaiana e Tobias Barreto disponibilizam 40 vagas cada, respectivamente, para Eletromecânica, Eletrotécnica, Agronegócio e Comércio.

A seleção será feita por sorteio eletrônico, sem aplicação de prova. Os candidatos sorteados dentro do número de vagas de cada curso, turno e modalidade de concorrência serão aprovados. Os demais poderão integrar a lista de espera. Caso o número de inscritos seja igual ou inferior ao total de vagas de uma oferta, não haverá sorteio, desde que os candidatos atendam aos requisitos.

Cursos de graduação

Já o Edital nº 19/2026/DGI/PROEN oferece 703 vagas em oito campi: Aracaju, Estância, São Cristóvão, Lagarto, Itabaiana, Propriá, Glória e Tobias Barreto.

A lista inclui bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia em áreas como Engenharia Civil, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Nutrição, Agroecologia e Gestão da Tecnologia da Informação.

Também há vagas para Licenciatura em Computação na modalidade semipresencial, com 30 oportunidades em cada um dos campi de Itabaiana, Tobias Barreto, Glória e Estância.

A classificação será feita pelas notas do Enem. Poderão ser utilizadas as edições realizadas entre 2016 e 2025, conforme as regras do edital. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar o ano do exame que deseja utilizar. A pontuação será calculada pela média das cinco provas, incluindo a redação. Quem tiver nota zero em qualquer uma delas será desclassificado.

Aracaju concentra 155 vagas de graduação, seguido por Itabaiana, com 123, e Glória, com 120. Lagarto oferece 95 oportunidades; São Cristóvão e Estância, 75 cada; e Propriá e Tobias Barreto, 30 cada.

Os interessados devem consultar os editais para conferir a distribuição por curso, campus, turno e modalidade de concorrência. As inscrições para as duas seleções ficam abertas até 30 de novembro, exclusivamente pelo sistema do IFS.