OAB/SE lança Protocolo Unificado de Combate à Violência Contra a Mulher
Instituição foi reconhecida pelo Conselho Federal da OAB, em Brasília, pelo documento inédito no país
Nesta segunda-feira (27), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), Danniel Costa, apresentou o protocolo Unificado de Combate e Prevenção à Violência de Gênero e de Acolhimento às Pessoas em Situação de Violência, para o Conselho Federal da OAB (CFOAB). A OAB/SE é a primeira regional a desenvolver esse documento inédito.
“Este trabalho foi protagonizado por mulheres, que levaram a sua percepção para que o documento final fosse acolhedor e não permitisse uma revitimização de quem já passou por um grande trauma. Infelizmente, somos o 5º país do mundo em número de mortes de mulheres por questões de gênero. Todas essas mortes e os outros tipos de violência que assolam as mulheres têm o mesmo cerne: o machismo enraizado na sociedade”, destacou Danniel Costa.
O protocolo reúne orientações de como a mulher pode denunciar a violência sofrida, e apresenta novas diretrizes para a política de atuação da instituição nesses casos. O documento foi aprovado pelo Conselho Seccional no dia 29 de abril e disponibilizado para toda a sociedade.
