A8SE Icone

Sergipe

Índice de médio risco para epidemia de arboviroses aumenta 25% em Aracaju

Cerca de 20 bairros da capital foram classificados como médio risco de infestação do Aedes aegypti

Redação Portal A8SE

O índice de médio risco para surtos ou epidemias de arboviroses apresentou um aumento de 25% em Aracaju, em relação a novembro do ano passado. Esse dado foi constatado através do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, divulgado nesta terça-feira (6).

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o LIRAa é classificado em três níveis: baixo (de 0,0% a 0,9%), médio (de 1,0% a 3,9%) e alto (acima de 4,0%), e é realizado a cada dois meses, sendo uma ferramenta de monitoramento da presença da larva do aedes, transmissor de dengue, zika, chikungunya.

Segundo a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, o LIRAa Dos 48 bairros de Aracaju, 25 bairros foram classificados com baixo risco, 23 com médio risco e nenhum bairro classificado como alto risco.

“Com base nos dados, nossa equipe fez um levantamento dos principais focos do mosquito, bairros com maiores índices, sendo possível traçar estratégias de combate como fumacê costal, mutirões de limpeza, eliminação de focos e conscientização da população", destacou a secretária.

Dados das doenças

Em 2024, em Aracaju, foram notificados 160 casos de dengue, 25 de chikungunya e 3 de zika; destes, foram confirmados, 7 casos de dengue, 5 de chikungunya e nenhum de zika.

Se comparado ao mesmo período de 2023, que corresponde às primeiras cinco semanas do ano, houve uma queda de 50,7% dos casos de dengue, 88,3%, de chikungunya e 25%, de zika. No total, houve uma redução de 66% dos casos de arboviroses em Aracaju.