A8SE Icone

Sergipe

Estudantes e professores sergipanos se preparam para a próxima edição do Projeto Rondon

Evento será realizado em janeiro de 2024, em Sergipe

Redação A8 SE com informações da Unit

Estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram oficinas sobre Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde para cerca de 800 pessoas, entre professores, agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde da cidade entre os dias de 13 a 30 de julho em Bonito/MS.

O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, que tem por finalidade viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania.

O reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa, recepcionou os estudantes. “Estou muito feliz e orgulhoso por cada um de vocês ter se dedicado a um projeto que vai tão afundo em nosso país, conhecendo outras realidades e culturas, entendendo as dificuldades das pessoas e em como podem contribuir para transformá-las. Parabéns a todos os envolvidos, inclusive às professoras que acompanharam e se dedicaram tanto para que tudo corresse bem”, relata.

De acordo com a professora do curso de Medicina da Unit, Ana Célia Goes Melo, idealizadora e coordenadora do projeto na instituição, a ideia das oficinas é que o público replique as informações adquiridas em seu dia a dia, depois que o Projeto Rondon encerra suas atividades. “A intenção é que sejam multiplicadores, porque antes o Rondon era muito assistencialista e hoje é para que o aprendizado seja multiplicado na cidade. Por exemplo: houve um atropelamento na cidade e uma das agentes que participou da oficina sobre primeiros socorros, pôde atender a pessoa após ter participado de uma das nossas oficinas. Ou seja, o conhecimento adquirido foi multiplicado”, comenta, anunciando a pretensão em participar da próxima edição que acontecerá em Sergipe, em janeiro de 2024. “Já estamos inscritos e ansiosos”, revela.

“O Projeto Rondon é importante pela oportunidade que os nossos alunos têm de um intercâmbio em outro estado, aplicando conhecimento adquirido, ampliando relacionamentos com outras IES, aprendendo novas atividades, enriquecendo o currículo dele na formação, principalmente na agenda social e de sustentabilidade”, considera o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Tiradentes, professor Saumíneo Nascimento.

Já o coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calasans, acredita no poder que essa frente da tríade do ensino superior atua em prol do aprendizado dos futuros profissionais. “A extensão é de fundamental importância para a formação do aluno. Ainda mais no Projeto Rondon em que o aluno passa quase 20 dias imerso em uma operação dentro da comunidade, realizando atividades inerentes a sua formação e contribuindo para o desenvolvimento daquela cidade. A experiência vivida pelos alunos é marcante para a formação deles, vai para a vida toda, vai muito além da complexa experiência de estar em sala de aula, uma contribuição grandiosa para a sociedade e para a formação desses alunos”, considera Calasans.

Para o aluno do 7º período do curso de Educação Física, Sávio Canuto, o aprendizado cultural foi mais marcante em sua experiência. “Foi uma troca de culturas, levamos a de Sergipe e absorvemos muito a cultura do centro-oeste e do Pantanal. Foi multidisciplinar porque envolve saúde, educação, cultura e direitos. O que mais aprendi foi saber como os povos da região respeitam as pessoas e toda sua comunidade”, conta.

Projeto Rondon 2024

O Ministério da Defesa, por meio do Departamento de Projetos Sociais, receberá até o próximo dia 14, inscrições para o processo seletivo para a Operação MANGABEIRAS que contemplará até 12 municípios do estado de Sergipe e que terá como centro regional a cidade de Aracaju. Podem participar deste processo Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de todo o País. Para acessar o edital e outras informações, acesse este link.

Unit no Rondon

Pela 10ª vez, a Universidade Tiradentes irá participar do Projeto Rondon. De 13 a 30 de julho, oito estudantes de diversos cursos realizarão atividades de extensão voltadas para as áreas Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, no município de Bonito-MS. O projeto é promovido pelo Governo Federal visando o desenvolvimento e bem-estar de comunidades carentes.

Para participar, a Unit submeteu uma proposta de trabalho ao processo seletivo das instituições de ensino superior para participação nas Operações Sentinelas Avançadas e Guaicurus a serem realizadas em 2023. Com mais de 98 pontos, a Unit foi classificada em 4º lugar a nível nacional entre 12 instituições públicas e privadas de todo o Brasil.