Sergipano vende biscoitos para realizar sonho de ir à Jornada Mundial da Juventude em Portugal
Ronny Matheus passou dois anos buscando recursos para viagem
Tâmara Santos com supervisão de Luciana Gois, redação Portal A8SE
O sergipano Ronny Matheus, de 22 anos, está em Lisboa, Portugal, para acompanhar a programação do maior evento católico do mundo. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) reúne jovens de diferentes regiões para celebrar a fé. A programação segue até este domingo (6).
Ronny iniciou a jornada em 2021, quando decidiu ir para a JMJ. A partir daí, ele começou a planejar a viagem. Com o apoio da mãe e familiares, passou a vender biscoitos feitos por suas vizinhas na porta da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracaju, para arcar com os custos. O objetivo era conseguir juntar dinheiro para passagens, hospedagem, transporte e alimentação na Europa, o que ele conseguiu.
Agradeço muito às pessoas que me ajudaram nessa trajetória, que realmente acreditaram na minha capacidade, e eu sei que sou capaz de conquistar o que eu quero. Não só eu, qualquer pessoa pode conseguir. É só ter força de vontade e ter fé”,
O jovem chegou em Lisboa na última segunda-feira (31) e ficará até o dia 08 de agosto, quando retornará para a capital sergipana. "Está sendo incrível conhecer pessoas de todo o mundo que compartilham a minha fé", disse o jovem.
Em vídeo, ele falou sobre a alegria de viver a JMJ, confira:
Jornada Mundial da Juventude
A JMJ é um momento de encontro, oração, partilha e evangelização. Durante os dias da programação, os participantes se conectam com outros jovens de diferentes países. Apesar de ser católico, o evento recebe fiéis de diferentes religiões.
A Jornada Mundial da Juventude acontece a cada três anos, este ano traz como tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc 1, 39)".
Além de orações, a JMJ também tem momentos culturais como atrações musicais, exposições, cinema, teatro, dança, esporte, entre outras atividades. O papa Francisco acompanha a JMJ.
