Agosto Dourado: Maternidade Municipal promove ações destinadas ao aleitamento materno
O tema em 2023 é o é 'O sucesso da Amamentação é Responsabilidade de Todos'
Redação do Portal A8SE
Nesta terça-feira (1º), a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN )irá promover ações que compõem a campanha do Agosto Dourado em Sergipe. O foco das atividades será nos desafios das lactantes e nos parâmetros técnicos a serem seguidos.
Entre 1º a 4 de agosto haverá palestras no auditório da unidade, e nos dias seguintes serão realizadas abordagens da equipe multidisciplinar com sobre diversos temas correlatos à amamentação.
Vale ressaltar que, durante todo o mês serão realizadas ações destinadas à conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno para os bebês.
"O tema que vamos trabalhar na campanha Agosto Dourado é 'O sucesso da Amamentação é Responsabilidade de Todos'. Na primeira semana do mês, que é voltada à Semana Mundial de Amamentação, vamos trabalhar temas mostrando a importância do apoio do local de trabalho à pessoa que amamenta", explica a responsável pelo Banco de Leite da unidade, a enfermeira Mariana Cavalcanti.
Programação
Dia 1º de Agosto -
Manhã - Auditório MMLN
08h30 – Abertura “Facilitando o retorno ao trabalho da pessoa que amamenta e apresentação da sala de ordenha da MMLN”
9h - Maiores causas de desmame, entre elas o uso de medicamentos
Facilitadora: Mariana R. M Cavalcanti – Enfermeira Responsável pelo Banco de Leite da MMLN
10h – Coffee Break
10h15– Colostroterapia. O que? Quais os benefícios?
Facilitadora: Manuela Souza Santana- Médica Neonatologista -Coordenadora da Equipe de Neonatologia da MMLN
Dia 2 de Agosto -
Manhã - Auditório MMLN
9h- O papel do nutricionista na amamentação. Desvendando mitos alimentares
Facilitadora: Jesska Machado – Nutricionista do Banco de Leite da MMLN
10h – Coffee Break
10h15 – Os benefícios do "Método Canguru" para a amamentação.
Facilitadora: Thaís Bandeira – Neonatologista da MMLN
Dia 3 de Agosto
Manhã - Auditório MMLN
9h- O papel do fonoaudiólogo na amamentação. Quando chamamos a fono?
Facilitadora: Rafaella Cardoso – Fonoaudióloga da MMLN
10h – Coffee Break
10h15 – O papel do psicólogo na amamentação. Quando chamamos o psicólogo?
Facilitadora: Íris Varjão – Psicóloga da MMLN
Tarde - Alcon, Bloco NEO, PPP e Observação
15h – Blitz educativa com puérperas, acompanhantes e profissionais– Distribuição de folder “poder do leite humano” e “quem amamenta pode”.
Noite - Alcon, Bloco NEO, PPP e Observação
20h – Blitz educativa com puérperas, acompanhantes e profissionais– Distribuição de folder “poder do leite humano” e “quem amamenta pode”.
Dia 4 de Agosto
Tarde - Alcon, Bloco NEO, PPP e Observação
15h – Blitz educativa com puérperas, acompanhantes e profissionais– Distribuição de folder “poder do leite humano” e “quem amamenta pode”.
Noite - Alcon, Bloco NEO, PPP e Observação
20h – Blitz educativa com puérperas, acompanhantes e profissionais– Distribuição de folder “poder do leite humano” e “quem amamenta pode”.
