A8SE Icone

Sergipe

Encceja 2023: inscrições para concluir ensino fundamental ou médio iniciam nesta segunda-feira

Processo é gratuito e destinado a pessoas que não concluíram os estudos na idade apropriada do nível de ensino.

Carolina de Morais, Portal A8SE

As inscrições do exame nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja – 2023) iniciam nesta segunda-feira (22). O processo é gratuito e destinado a pessoas que não concluíram os estudos na idade apropriada do nível de ensino.

Um dos pré-requisitos é ter no mínimo 15 anos completos para ensino fundamental e 18 anos para ensino médio na data de realização do exame. Em Sergipe, as provas acontecem no dia 27 de agosto nos municípios de Aracaju, Canindé do São Francisco, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, São Cristóvão e Simão Dias.

O cadastramento ocorre através do portal do Encceja até dia 2 de junho. Caso tenha dificuldade, o candidato pode conta com apoio de um técnico da divisão, na sede da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), localizada no Complexo Administrativo e Pedagógico, Rua Gutemberg Chagas, nº 169, D.I.A., em Aracaju, das 7h às 13h.

Quem não justificou ausência no Encceja Nacional 2022 ou teve solicitação de justificativa reprovada deve ressarcir o valor de R$ 40,00, por meio de GRU Cobrança, que será gerada no sistema de inscrição e pode ser paga em qualquer banco ou casa lotérica.

Conteúdo das provas

O exame será constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. As avaliações contemplam as seguintes áreas de conhecimento e os respectivos componentes curriculares do ensino fundamental: prova I (Ciências Naturais); prova II (Matemática); prova III (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física e Redação); prova IV (História e Geografia, Filosofia e Sociologia). 

Já para ensino médio são: prova I (Ciências da Natureza e Suas Tecnologias – Química, Física e Biologia); prova II (Matemática e suas Tecnologias); prova III (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Inglês, Espanhol, Arte e Educação Física); prova IV (Ciências Humanas e suas Tecnologias – História, Geografia, Filosofia, Sociologia).

Para uma melhor preparação dos candidatos, a Seduc disponibiliza uma série de recursos e atividades no portal do supletivo, a exemplo dos livros do estudante para a provas do ensino fundamental e ensino médio, bem como simulados com questões de provas de anos anteriores do Encceja .