A8SE Icone

Sergipe

Secretaria da Saúde emite alerta sobre a paralisia infantil

Imunizantes continuam disponíveis nas unidades de saúde em todo o estado

redação Portal A8SE com informações da SES

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu, nesta quinta-feira (15), um alerta para que pais ou responsáveis legais levem as crianças de um a cinco anos aos postos de vacinação para tomarem o imunizante contra a poliomielite.

De acordo com o Ministério da Saúde, até hoje, compareceram para a imunização em Sergipe cerca de 23.202 crianças, equivalente a 73% da população infantil dentro da faixa etária correspondente.

O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha). "Crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual", explica a SES.

Além de problemas e dores nas articulações, as principais consequências da doença, popularmente conhecida como paralisia infantil, são o crescimento diferente das pernas, osteoporose, paralisia dos músculos da fala, dificuldade de falar e atrofia muscular. Segundo a SES, a única forma de prevenção contra a poliomielite é a vacinação.