Aracaju inicia campanha antirrábica para cães e gatos na próxima segunda-feira (10)
A meta é vacinar 45.661 animais na capital sergipana
redação Portal A8SE e PMA
Inicia na próxima segunda-feira, dia 10, a campanha antirrábica em Aracaju com o objetivo de prevenir a raiva canina e felina. A imunização acontece até o dia 4 de novembro.
A meta é vacinar 80% dos animais, o que corresponde a 45.661 animais do total de 57.076 animais, sendo 43.905 cães e 13.171 gatos.
De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, a campanha começa com postos volantes na Zona de Expansão.
“De 10 a 20 de outubro, as equipes técnicas percorrerão as áreas de expansão com os postos volantes, aplicando as doses nos animais com idade a partir de 3 meses, de casa em casa, para atender àqueles tutores que residem em áreas de difícil acesso aos postos fixos. Sempre adotamos essa estratégia a fim de proteger a população como um todo. E, para que o bichinho receba a dose, o tutor deve apresentar, se tiver, o cartão de vacina do animal”, explica Marina.
Próximas fases
Depois desta fase de vacinação itinerante, serão disponibilizados pontos fixos estratégicos aos sábados, nos dias 15 e 22 de outubro e 5 de novembro. “Além disso, estamos organizando dois pontos para disponibilizar o sistema drive-thru na zona norte, de 31 de outubro a 4 de novembro. O acesso poderá ser realizado de carro, moto, bicicleta e a pé, e, assim que os locais e horários de funcionamento forem definidos, divulgaremos para toda população”, reforça a gerente do CCZ.
Doença
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge, principalmente, o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características.
