A8SE Icone

Sergipe

Horário de aplicação da vacina BCG é alterado em Aracaju

A decisão foi tomada para evitar o desperdício do imunizante, que tem validade de seis horas após aberto

redação Portal A8SE

O horário da aplicação da vacina BCG, em Aracaju, será alterado a partir de hoje (29). Dessa forma, o imunizante passa a ser aplicado das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a decisão foi tomada para evitar o desperdício das doses, já que o imunizante tem validade de seis horas após aberto.

A vacina BCG é uma das primeiras a serem aplicadas nos bebês recém-nascidos e protege contra a tuberculose. As crianças que nascem nas maternidades públicas de Aracaju tomam a BCG antes de ir para casa, mas quando isso não é possível, os pais podem vacinar os filhos posteriormente.

A coordenadora de imunização, Larissa Ribeiro, reforça que o remanejamento do horário ocorreu, também, em virtude da redução da oferta desse imunizante em todo o país.

“Com esta mudança de horário, otimizamos o estoque e evitamos o desperdício de doses. Conforme ofício do Ministério da Saúde, órgão responsável pela aquisição e pela distribuição de imunizantes para estados e municípios, a limitação na quantidade de doses de BCG a serem entregues pode durar por até sete meses, por conta da dificuldade na aquisição da vacina”, justifica Larissa.

Para ter acesso ao imunizante, basta comparecer às UBSs Augusto Franco, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Manoel de Souza, Amélia Leite, Carlos Fernandes, Anália Pina ou José Calumby. É necessário estar portando o cartão de vacina e documento com foto dos pais. Já as pessoas que ainda não tem cartão vacinal, é possível realizar o cadastro no momento da imunização, desde que esteja com documento com foto, CPF e comprovante de residência em mãos.