IPTU: prazo para pagamento com desconto de 15% na Barra dos Coqueiros encerra nesta sexta-feira
O prazo havia sido prorrogado pela prefeitura municipal.
Carolina de Morais, Portal A8SE
O pagamento da cota única do Imposto Predial e Terriotorial Urbano (IPTU) com desconto de 15% na Barra dos Coqueiros pode ser feito até esta sexta-feira (15). O prazo havia sido prorrogado pela prefeitura municipal.
Segundo a gestão, a opção de parcelamento, por sua vez, vence nas seguintes datas: 15/07 (primeira), 29/07 (segunda), 31/08 (terceira), 30/09 (quarta) e 31/10 (quinta). A parcela mínima é de R$ 100.
Os boletos devem ser emitidos diretamente no Departamento de Tributos ou através do Portal do Contribuinte.
Cálculo
O IPTU é calculado com base valor venal do imóvel por meio dos seguintes fatores: área do terreno ou da edificação; valor unitário padrão residencial; localização do imóvel; e tipologia residencial - características de construção e conservação.
Ainda de acordo com a prefeitura do município, não houve aumento de alíquota, o que ocorreu foi a atualização cadastral dos imóveis, levando-se em consideração a tipificação dos terrenos e áreas construídas.
"As informações sobre as reais características de muitos imóveis estavam desatualizadas há mais de cinco anos, áreas de casas de alto padrão, por exemplo, cadastradas ainda como apenas terrenos, o que gerava uma cobrança deficitária do IPTU de diversos imóveis, cujos dados principais não constavam no cadastro", disse.
