Covid-19: pessoas com 40 anos já podem receber quarta dose em Sergipe
redação Portal A8SE
Nesta segunda-feira (20), após autorização do Ministério da Saúde, Sergipe ampliou a faixa etária para a vacinação contra a covid-19 para quem iniciou o esquema vacinal com os imunizantes Coronavac, Pfizer, AstraZeneca e Janssen. Agora, pessoas com 40 anos ou mais já podem receber a segunda dose de reforço.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as pessoas com essa faixa etária devem ficar atentas ao cronograma do município em que reside, para saber quando inicia a vacinação.
“A orientação do Ministério é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. A pessoa precisa de outra dose para reforçar a imunidade, que serve como uma ‘atualização’ da resposta imunitária. Há necessidade da segunda dose de reforço, pois os estudos realizados observaram uma queda de nível dos anticorpos alguns meses após as doses iniciais, então o reforço vem para elevar a quantidade de anticorpos circulantes no organismo”, explica Ana Lira, enfermeira de imunização da SES.
De acordo com os últimos dados levantados pela SES sobre imunização, divulgados na última sexta-feira, 17, apenas 129.133 pessoas tomaram a segunda dose de reforço, o percentual é de 25,70% da população prioritária.
