Armazenamento de vacinas será fiscalizado em Aracaju
A ação visa impedir a perda de doses de vacina por possíveis falhas no armazenamento
Redação Portal A8SE e PMA
A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS) anunciou que a partir deste fim de semana vai fiscalizar as câmaras frias instaladas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital sergipana. As equipes farão inspeções nos dias em que as UBSs não estão em funcionamento e a ação visa impedir a perda de doses de vacina por possíveis falhas no armazenamento.
“Iniciaremos as fiscalizações a partir desde sábado [18] e, por prazo indeterminado, atuaremos sempre aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. Caso seja detectado problema em algum equipamento durante essas incursões, os técnicos transferirão prontamente os imunobiológicos para a Rede de Frio. A ideia é reduzir ainda mais o percentual da perda dos estoques na capital, que sempre esteve abaixo do limite aceitável preconizado pelo Ministério da Saúde [MS]”, explica o coordenador de Imunização de Aracaju, Yuri Belchior.
A SMS disse que segue todas as orientações do Ministério da Saúde, o qual preconiza o índice de 10% como aceitável para perda operacional de doses. Mesmo assim, Aracaju não registrou esse índice de perda, desde o início da campanha de imunização contra a covid-19, em janeiro deste ano.
