A8SE Icone

Sergipe

Alerta: câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina

Homens também podem desenvolver o câncer de mama

Redação Portal A8SE

O mês de outubro traz destaque para um alerta: o câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esta é a primeira causa de morte por câncer em mulheres em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. Em Sergipe, são 530 novos casos por ano.

As informações do INCA mostram que na região Nordeste, Sergipe ocupa a última colocação da taxa de mortalidade pela doença. O câncer de mama é uma doença rara em mulheres jovens e sua incidência começa a ser mais expressiva a partir dos 40 anos. A maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. O estudo aponta, ainda, que homens também desenvolvem câncer de mama, representando 1% do total de casos da doença.

Alguns sinais podem ser alerta para o câncer de mama:

Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

Alterações no bico do peito (mamilo);

Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.