A8SE Icone

Sergipe

Aracaju zera taxa de internação por covid-19 em leitos municipais

Redação Portal A8SE e PMA

Nesta quinta-feira, 09, Aracaju registra, pela primeira vez desde o início da pandemia, taxa de ocupação de leitos de enfermarias municipais zerada. Até o momento, 80% da população adulta está vacinada com primeira dose e 32,7% com esquema vacinal completo.

Segundo a gestão municipal, o resultado é fruto do avanço da campanha de imunização. Outro índice que demonstra a estabilidade da pandemia na capital é a ausência de registro de óbitos por covid-19 no mês de setembro. O óbito que aparece no boletim de quarta-feira (8) ocorreu em 21 de agosto, sinalizado ontem por transferência de Itabaiana para Aracaju. Da mesma forma os óbitos noticiados dias 1°, 2 e 3, todos ocorridos em meses anteriores e só agora transferidos para a capital.

De acordo com dados epidemiológicos da Secretaria Municipal da Saúde apresentados durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais, Aracaju tem apresentado queda de 30% dos casos nós últimos 14 dias. 

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, alerta que o momento ainda pede cuidados sanitários, como uso de máscara, e defende a vacinação como medida eficaz de controle.

"É motivo de comemoração não termos óbitos em setembro e termos zerado internações nos leitos municipais sim, porém, não significa que podemos relaxar. Os dados mostram que a política de combate à pandemia, em Aracaju, é efetiva e reafirmam a importância da vacinação. Temos mais de 68% da população vacinada e atuamos com diferentes frentes no Programa de Imunização a exemplo de estarmos aplicando a segunda dose para a população em situação de rua, primeira dose para adolescentes com comorbidades e planejando avanço da vacinação", destacou