A8SE Icone

Sergipe

Energisa registrou 118 colisões em postes no primeiro semestre

Esse tipo de acidente pode gerar vítimas fatais e a interrupção de energia elétrica em residências, escolas, comércios e hospitais, além de comprometer o trânsito

Redação do Portal A8SE com Ascom Energisa

O Grupo Energisa está alertando a população para os perigos da colisão de veículos em postes. Esse tipo de acidente pode gerar vítimas fatais e a interrupção de energia elétrica em residências, escolas, comércios e hospitais, além de comprometer o trânsito. Segundo dados divulgados pelo Grupo, no primeiro semestre deste ano, foram registradas 118 ocorrências envolvendo colisão de veículos em postes, uma redução em relação ao mesmo período de 2020, em que foram registradas 141 ocorrências.

O município de Aracaju lidera o ranking com 26 ocorrências registradas no primeiro semestre deste ano, em seguida os municípios de Lagarto com nove ocorrências e os municípios de Itabaiana e Itaporanga d'Ajuda com sete ocorrências.

As indicações principais em casos de acidentes do tipo é de que o condutor, se possível, evite sair de dentro do veículo, pois pode haver risco de choque térmico devido a cabos sobre o veículo ou próximos que não são visualizados pela vítima. Esse cuidado também se estende a quem for prestar socorro, a pessoa deve ficar afastada do veículo e acionar a Energisa para que a fiação seja desligada.

Fornecimento de energia

A interrupção no fornecimento de energia elétrica é outra consequência das colisões com postes. No primeiro semestre deste ano, 75 mil clientes ficaram sem energia elétrica. No mesmo período no ano passado, 114 mil clientes tiveram o fornecimento de energia impactado. A redução do número de clientes interrompidos é consequência da modernização e automatização da rede elétrica. A Energisa tem investido em equipamentos de transferência remota, o que minimiza o tempo das interrupções em casos de ocorrência desta natureza.

“O tempo médio para atendimento de uma ocorrência de poste abalroado é de seis horas, a depender da localidade e acesso, tipo e quantidade de estruturas e equipamentos envolvidos, por isso, mesmo que o impacto da batida não interrompa o fornecimento na hora, precisamos realizar um desligamento emergencial para efetuar o serviço. Existem casos em que o dano à rede é tão grave que é necessário trocar mais de um poste. Mesmo com nossa tecnologia para minimizar a quantidade de clientes atingidos, a região mais próxima da ocorrência vai ficar comprometida durante esse intervalo de tempo”, explica o gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sergipe, Thyago Tanouss.

Outro fator relacionado aos acidentes com postes é a responsabilidade de quem irá arcar com os prejuízos. O custo da substituição de cada poste é em média de R$ 5.800,00, que será obrigatoriamente cobrado do infrator/condutor do veículo causador do sinistro.

Prevenção

Um sistema de proteção está sendo implantado pela Energisa para diminuir o impacto das colisões em postes. O dispositivo consiste em uma estrutura de concreto colocada na base do poste. Segundo Thyago Tanouss, o objetivo é diminuir o impacto da colisão para o condutor e diminuir os danos nos postes, e consequentemente evitar a falta do fornecimento de energia elétrica.

“Instalamos várias muretas/defensas por Aracaju e alguns municípios em locais específicos e de grande probabilidade de acidentes de trânsito. É muito importante reforçar os cuidados no trânsito, principalmente em locais de maiores fluxos, em curvas, como também em períodos de chuvas”, afirma Thyago.

Serviço

Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, informe imediatamente à Energisa por meio dos canais de atendimento call center 0800 079 0196, WhatsApp (79) 8101- 0715 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193.