A8SE Icone

Sergipe

Dia da Prematuridade alerta sobre a saúde primária do bebê

Para celebrar a data e conscientizar as pessoas sobre o assunto, a Secretaria de Estado da Saúde vai realizar um webinário sobre o tema.

informações da SES

Em todo o mundo, um em cada dez bebês nascem prematuros, ou seja, cerca de 15 milhões de crianças nascem antes do tempo. Hoje, 17 de novembro, é o Dia Mundial da Prematuridade. A data busca sensibilizar a população para a problemática dos bebês que nascem prematuros. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Fundação Estadual de Saúde, realiza, durante os dias 23, 25, 27 e 30 novembro, o I Webinário Internacional da Prematuridade.

A enfermeira Monique Cabral, gerente da UTI Neonatal da MNSL, reforça que o bebê nascido com menos de 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias) é considerado prematuro, ou pré-termo. No Brasil, o nascimento de bebês prema­turos corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde.

O evento realizado pela SES, terá como tema central “O Impacto da Atualidade no Cuidado Perinatal”. A enfermeira Monique Cabral, informou que nestes dias serão abordadas temáticas voltadas ao cuidado qualificado e seguro embasados em evidências científicas, no âmbito da atenção especializada e atenção primária de saúde.

O objetivo do webinário é sensibilizar e aprimorar o conhecimento dos profissionais no mês internacional da prematuridade, voltado para profissionais e estudantes da área de saúde, como estudantes, médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros.

Para fazer a inscrição basta acessar o link.

Bebês prematuros

Os prematuros podem ser classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe, aquele nascido entre 37 e 38 semanas; moderado, nascido entre 31 e 36 semanas, e prematuro extremo, aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional.

Quanto ao peso de nascimento, denomina-se os bebês com menos de 2.500 gramas como baixo peso, muito baixo peso os com menos de 1,5kg e ex­tremo baixo peso aqueles com peso menor que 1kg.

Características do prema­turo: Geralmente eles possuem baixo peso ao nascer, pele fina, brilhante e rosada, veias vi­síveis. Pouca gordura sob a pele, pouco cabelo, orelhas finas e moles, cabeça despro­porcionalmente maior do que o corpo, musculatura fraca e pouca atividade corporal, além de poucos reflexos de sucção e deglutição (sugar e deglutir).

Programação:

23/11/2020 – 14 às 18 horas

14H00 – ABERTURA DO EVENTO:

Martha Vieira – Coordenação De Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM/DAPES/SAPS/MS) – DF

Mércia Simone Feitosa de Souza – Secretaria do Estado da Saúde – (SES/SE)

Lourivânia Oliveira Melo Prado – Superintendente da MNSL – (SE)

Maria Auxiliadora de S. M. Gomes

–Coordenadora de Ações Nacionais e de Cooperação do IFF/FIOCRUZ – (RJ)

15H00 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA “Da evidência à prática assistencial – qual caminho percorrer?”

Drª Maria Auxiliadora de Souza Mendes Gomes

25/11/2020 – 14 às 18 horas

14H00 – MESA REDONDA: Neuroproteção Neonatal

Dra Débora Cristina F. Leite (SE) – Evidências atuais sobre a Neuroproteção do Prematuro

Enfª Evelyn Tapia (ARG) – Cérebro do prematuro – Manuseio mínimo

Drº Gabriel Variane (SP) – Hipotermia Terapêutica e sua Efetividade

27/11/2020 – 14 às 18 horas

14H00 – MESA REDONDA: Boas –Práticas no Parto e Nascimento.

DrºMauro Muniz Bezerra (SE) – Prevenção da Prematuridade Através da Medida do Colo Uterino

EnfºMax Menezes (SE) – Proteção Neurológica na Vigência de Trabalho de Parto Prematuro.

Drª Marynea Silva do Vale (MA) – Controle da Hipotermia do pré-termo: da Sala de Parto à Unidade neonatal.

30/11/2020 – 14 às 18 horas

14H00 – PALESTRA: Pulmão do Prematuro – Estratégias de Proteção Drº Guilherme Mendes Sant’Anna (CAN).