A8SE Icone

Sergipe

Capitania dos Portos lança Operação Verão

A Campanha de conscientização serve para ampliar o senso de cidadania dos condutores

A Capitania dos Portos de Sergipe apresentou a Operação Verão, que será iniciada no dia 19 e segue até 07 de março. A campanha de conscientização serve para ampliar o senso de cidadania dos condutores de transportes aquáticos. A operação abrangerá rios e mares de Sergipe.

De acordo com o comandante da Capitania dos Portos, capitão Vieira Figueiredo, a ênfase da operação estará nos aspectos relacionados à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.

"Vamos intensificar a fiscalização nos rios e mares do Estado. Os principais aspectos a serem verificados são: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e bóias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação", explicou o comandante, acrescentando que não basta reprimir, é fundamental que os condutores tenham a consciência.

"As pessoas precisam entender que há necessidade de se obedecer as leis e normas da navegação para evitar acidentes náuticos. A mesma organização do trânsito nas estradas existe no mar", alertou o capitão.

A operação Verão é realizada anualmente para garantir a segurança de banhistas e das pessoas que estão a bordo das embarcações. De acordo com comandante Vieira o objetivo do trabalho é orientar e educar antes de notificar. "Vamos abordar as embarcações e verificar toda a documentação, a lotação, a existência de coletes salva-vidas, extintores de incêndio, a inscrição na Capitania dos Portos. Pessoas embriagadas serão multadas e podem ter suas embarcações apreendidas", esclareceu o comandante.