A8SE Icone

Sergipe

Seides e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência promovem I For

Com o objetivo de incluir carga horária mínima em todos os cursos de Ensino Superior de Graduação do Estado de Sergipe, sobre o trato à Pessoa com Deficiência e/ou Necessidade Especial em suas Bases Legais a Secretaria de Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência (CEDPPD) promovem nos dias 13 e 14 de agosto, o I Fórum de Ensino Superior do Estado de Sergipe. O evento acontece no auditório da Faculdade Pio X, na Rua Estância, 362 - Centro.

O I Fórum de Ensino Superior do Estado de Sergipe trará discussões com o público alvo, para que os mesmos possam conceder subsídios na elaboração de minuta a ser encaminhada para tramitação legal de constituição do Decreto Lei que estipule obrigatoriedade de carga horária mínima em todas as áreas dos cursos de Graduação Superior sobre o trato à Pessoa com Deficiência e/ou Necessidade Especial.

No mundo são mais de 650 milhões de pessoas vivendo com algum tipo de deficiência; no Brasil são 14,5% da população com deficiências ou limitações. Considerando-se esta razão, surge entre outras imprescindíveis ações, a "Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência" (Brasília, setembro de 2007) e seu Protocolo Facultativo, que traz o desafio de possibilitar a inclusão de 15 milhões de brasileiros e brasileiras com deficiência.

Neste sentido o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência (CEDPPD) em suas atribuições legais, apresenta um de seus Projetos de ação o qual possibilitará o encaminhamento de Decreto Lei em favor do direito já resguardado pela Constituição Federal das adequações que deverão ser feitas pelos Ensinos Superiores de Graduação sobre a Atenção da Pessoa com Deficiência e/ou Necessidade Especial, para que Sergipe saia na frente na validação da lei.

PROGRAMAÇÃO:
Local: Faculdade Pio X - Rua Estância, 362 - Centro
-Dia 13/08/09:
-Cerimonial de abertura: 15 horas
-Composição de mesa
.Às 15h30min às 16h30min-Palestra-"Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior".
Palestrante: Dr.Romeu Kazumi - Conselheiro do CONAD - Conselho Nacional das Pessoas Portadoras de Deficiência (Representando a Presidente do CONAD - Denise Granja).
Às 16h50min - Coffe-breaks

-Dia: 14/08/09:
-Composição de mesa às 8 horas
-Formação de GTs às 8:30
-Início dos trabalhos às 9 horas