Cães e gatos estão disponíveis para adoção
Ter um animal de estimação é sempre uma boa opção para quem quer dar e receber carinho e afeto. Para isso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza cães e gatos para adoção. Graças ao serviço, desde o início do ano até o mês de julho 76 animais abandonados conseguiram um lar.
Em média, oito bichos são acolhidos diariamente (Foto:AAN)
Ao chegarem ao CCZ, eles passam por uma série de exames para detectar possíveis doenças letais, como leishmaniose (calazar) e cinomose (doença canina que afeta o sistema neurológico), além de receber a vacina antirrábica. Após o diagnóstico, dependendo do resultado dos exames, eles são disponibilizados para adoção.
Entretanto, a coordenadora do CCZ, Gina Blinoff, explica que, em alguns casos, os animais apreendidos apresentam enfermidades graves e precisam ser submetidos à eutanásia. "Alguns chegam aqui já muito doentes, com doenças que não têm cura, e por isso precisam ser eutanasiados", explica.
Responsabilidade
Na maioria dos casos, as condições de saúde precárias dos animais são resultado da irresponsabilidade dos próprios donos. Para combater isso, a coordenadora chama a atenção da sociedade para os cuidados essenciais com o animal, a chamada ‘posse responsável`.
"Muitos se desfazem do animal quando ele apresenta uma doença, ou deixando o bichinho na rua ou trazendo pra cá. Para que isso não aconteça, no ato da adoção nós orientamos as pessoas sobre os cuidados necessários com o animal. Se deve adotar quem realmente tiver condição de criar e dar carinho ao animal", alerta. Para informações sobre a adoção de animais, o telefone é (79) 3179-3565.
Fonte: AAN
