A8SE Icone

Sergipe

Governo e Fetase dialogam para beneficiar agricultores

Uma frente de secretários de Estado, sobretudo das áreas sociais, receberam representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase) para um diálogo em que foram elencadas todas as ações do Estado já em andamento para beneficiar o agricultor sergipano.

Uma frente de secretários de Estado, sobretudo das áreas sociais, receberam no Palácio dos Despachos representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase) para um diálogo em que foram elencadas todas as ações do Estado já em andamento para beneficiar o agricultor sergipano, além de abrir novos canais de conversação para ouvir as sugestões que a categoria apresentou durante o chamado ‘Grito da Terra`.

Durante a reunião foi entregue à presidenta da Fetase, Maria Lucia dos Santos, um documento da Secretaria da Casa Civil em que estão resumidas as ações do Governo que contemplam os interesses do homem do campo. Cada secretário ou representante de órgãos do Governo teve a oportunidade de apresentar ações específicas de cada pasta. O secretário da Casa Civil, Oliveira Júnior, destacou a satisfação de perceber o grau de identidade entre os programas de trabalho das secretarias e as reivindicações históricas dos trabalhadores rurais, representados pela Fetase e por outras entidades representativas dos trabalhadores rurais.

"Vimos nessa pauta de reivindicações uma oportunidade de falar diretamente aos trabalhadores, sobretudo sobre o que já vem sendo feito pelo Governo. Todo esse diálogo com os trabalhadores é do nosso interesse porque o Governo entende que a participação social deve ser incentivada e os resultados de um governo popular e participativo se mostram vitoriosos, para citar um exemplo entre vários outros registrados aqui hoje, no programa de reforma agrária. Este ano já investimos mais de R$ 55 milhões em aquisições de terras e assentamos 1,2 mil famílias com recursos próprios e ajuda do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra", afirmou Oliveira Júnior.

Melhorias

No sentido de melhorar a política agrícola do Estado, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vem incentivando a participação dos movimentos sindicais e sociais na produção e gestão dos bancos de sementes, na utilização da mecanização agrícola com tratores e na ocupação de terras destinadas a assentamentos rurais. Até março de 2010, o processo de Regularização Fundiária, através de convênios firmados com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Incra, garantirá a emissão de aproximadamente cinco mil títulos de domínio definitivo a posseiros.

Também em consonância com várias reivindicações apresentadas, os secretários da Saúde e da Educação, Rogério Carvalho e José Fernandes Lima, mostraram que, na prática, as políticas atuais dessas pastas privilegiam a interiorização da rede de atendimento. É o caso, na Saúde, da construção de 102 clínicas de saúde da família, dos hospitais no interior, da interiorização de farmácias populares, da rede dos Centros de Especialidades Odontológicas, dentre outros.

A Educação também sinalizou a realização de uma conferência específica para discutir a educação no meio rural, ampliação de benefícios para o transporte escolar, implantação de novas escolas e cursos profissionalizantes. O secretário do Trabalho, José Sobral, mostrou também que as políticas de qualificação de pessoal podem se somar às ações de articulação do mercado de trabalho e da produção agrícola, em perfeita sinergia com as políticas estabelecidas pela Secretaria da Agricultura e efetivadas pela Emdagro.

Fetase

Para a presidenta da Fetase, Maria Lucia dos Santos, a reunião foi muito proveitosa. "Essa conversa com os secretários foi muito boa. O objetivo foi abrir um canal de diálogo entre o Governo e a Federação, e hoje os secretários demonstraram que estão prontos pra conversar. Por isso estamos aqui, para dialogar e chegar a um consenso que atenda os trabalhadores e as trabalhadoras rurais", afirmou.

A Fetase aceitou convite da Secretaria da Agricultura para participar do ato público previsto para 7 de agosto próximo, quando será lançado o Plano Safra 2010, dentre outras ações da pasta.

Participaram da reunião os secretários de Estado Oliveira Júnior (Casa Civil), Rogério Carvalho (Saúde), Márcio Macedo (Meio Ambiente), José Fernandes Lima (Educação), José Macedo Sobral (Trabalho), Conceição Vieira (Assistência Social) e representantes das Secretarias de Estado da Agricultura, do Planejamento e da Pronese, além da deputada estadual Tânia Soares.