Estância ganha escritório regional da Jucese
Quem mora na cidade e precisa resolver assuntos na Junta Comercial, não precisa sair do município, graças à inauguração do escritório regional da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) em Estância, que funciona no prédio do Sebrae.
Constituição de empresas, emissão de certidão simplificada, alteração de razão social, entre outros serviços necessários ao empresário estão disponíveis a partir desta quinta-feira, 23, no município sergipano de Estância. Desta data em diante, quem mora na cidade e precisa resolver assuntos na Junta Comercial, não precisa sair do município, graças à inauguração do escritório regional da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) em Estância, que funciona no prédio do Sebrae.
Para possibilitar essa facilidade, o Governo de Sergipe, através da Jucese - órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) - entrou com toda a parte de equipamentos e material de expediente. Já o Sebrae ficou responsável pelo espaço e o mobiliário do local, enquanto a Prefeitura Municipal de Estância se responsabilizou pela formação da equipe.
De acordo com o secretário Jorge Santana, da Sedetec, essa parceria transforma a Junta em uma porta para aqueles empreendedores que precisam legalizar suas empresas, abrir estabelecimentos, entre outros serviços. "O grande desafio é trazer empresas para a formalidade, para que elas tenham acesso a crédito, compras públicas e tenham também segurança jurídica. A presença da Jucese no município facilita ainda a obtenção de informações para aquele empreendedor que tem direito a benefícios, mas desconhece alguns deles", destacou.
O diretor presidente da Jucese, Lauro Vasconcelos, disse que a inauguração do escritório regional em Estância faz parte da proposta política do atual governo de interiorizar serviços. "Esse é o segundo escritório regional que inauguramos. O primeiro foi em Lagarto, confirmando a intenção do governador Marcelo Déda e sua equipe de aproximar o cidadão dos serviços prestados pelo Estado. O serviço será oferecido ao usuário sem nenhum acréscimo. Tudo o que ele só resolvia em Aracaju poderá ser resolvido no escritório regional. Além disso, um técnico da Companhia de Desenvolvimento Industrial e Recursos Minerais de Sergipe (Codise) estará periodicamente neste escritório para prestar consultoria ao industrial", informou.
Para o prefeito de Estância, Ivan Leite, a chegada da Jucese ao município traz benefícios visíveis. "Sabemos da importância dessa ação para o progresso de Estância. É uma iniciativa que reduz custos, tempo e agiliza a vida do empresário, ou do futuro empresário. Além disso, quando o nosso município se soma à administração estadual, contribui para o desenvolvimento de Sergipe", pontuou o prefeito.
Quem também participou da solenidade foi o diretor de Indústria e Comércio do Município, Laércio Viana. Para ele, a chegada da Jucese à Estância facilitará o trabalho de quem precisa utilizar os serviços da instituição. "Em vez de perder tempo indo a Aracaju, os nossos comerciantes, industriais, ganham esse tempo, quando têm seus processos agilizados. Aqui tem tudo que existe na unidade de Aracaju, atendendo plenamente às necessidades do nosso município", observou.
