A8SE Icone

Sergipe

Planos de saúde que não estão cumprindo determinações da Liminar serão multados

Será aplicada uma multa diária no valor de R$ 5 mil nos planos que não estão cumprindo as determinações da Liminar da Ação Civil Pública

Foi concluído durante inspeção realizada pelos defensores públicos que integram os Núcleos de Defesa do Consumidor e de Articulação com os Movimentos de Bairros que a maioria dos planos não estão cumprindo o que determina a Liminar expedida no último dia 17 de Dezembro pela juíza da 21ª Vara Cível, conforme Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública do Estado que visa o cumprimento total dos serviços de urgência, emergência e UTI Pediátrica, conforme preconizado nos contratos firmados entre as operadoras e os seus segurados.

Umas das determinações é a disponibilização de um médico pediatra durante 24 horas nesses hospitais. "Verificamos que alguns planos de saúde não estão cumprindo a decisão judicial, que determina que eles devem, entre outros pontos, disponibilizar em horário integral, nos hospitais credenciados, médico para avaliar a situação da crianças e adolescentes que procuram atendimento", afirmou a diretora do Núcleo do Consumidor, defensora pública Elizabete Luduvice.

Segundo o defensor público Alfredo Nikolaus, membro do Núcleo de Articulação com os Movimentos de Bairros, os hospitais que não dispõem de atendimento pediátrico de urgência e emergência têm que possuir um médico disponibilizado pelas operadoras de saúde para fazer a triagem e avaliar a necessidade de encaminhamento para outros estabelecimentos disponíveis.

"É possível identificar a real situação sobre o atendimento e quais os planos que estão cumprindo a decisão judicial oriunda de uma antecipação de tutela que determinou essa obrigação", disse o defensor público Eduardo Cação.

Ainda, segundo a defensora pública Elizabete Luduvice, os oficiais de justiça farão um relatório que certificará o não cumprimento das determinações e encaminhará a juíza da 21ª Vara Cível da Comarca de Aracaju. "Os defensores públicos esperam que a juíza aplique a multa diária no valor de R$ 5 mil nos planos que não estão cumprindo as determinações da Liminar da Ação Civil Pública. Por enquanto, iremos aguardar o desfecho da decisão judicial", espera Elizabete Luduvice.

Os planos de saúde que foram acionados na Ação Civil Pública são Bradesco Saúde, Cassi, Golden Cross, Medial Saúde, Plamed e Unimed.

Fonte:Defensoria do Estado