Receitas de medicamentos controlados têm novas regras; confira orientações da Anvisa
Elas poderão ser impressas em gráficas pelos profissionais de saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária passou a permitir, a partir desta sexta-feira (13), que profissionais de saúde e instituições imprimam em gráficas os receituários de medicamentos controlados. A mudança foi aprovada pela diretoria colegiada da agência no fim do ano passado.
Antes, parte dos modelos — como a notificação de receita amarela — era impressa exclusivamente pela autoridade sanitária local. Com a nova resolução, todos os tipos podem ser providenciados diretamente pelos prescritores, desde que mantenham a numeração fornecida pela vigilância sanitária.
Segundo a Anvisa, a medida integra ações de desburocratização e não altera a obrigatoriedade de impressão nem outras exigências estabelecidas por autoridades locais. Em caso de regras complementares, a orientação é consultar a vigilância sanitária da região.
Os modelos antigos previstos na Portaria nº 344/1998 deixam de valer para novas impressões a partir de hoje. Os novos formulários estão disponíveis no Sistema Nacional de Controle de Receituários.
Receituários impressos até 12 de fevereiro de 2026 seguem válidos por tempo indeterminado. A agência informou ainda que, até junho, deve liberar no SNCR uma ferramenta para emissão eletrônica dos receituários de medicamentos controlados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
DNIT informou avanço das obras de duplicação na BR-101
Denúncias de perturbação de sossego aumentam durante o Carnaval
Corpo de Bombeiros recebeu uma nova sede para terceiro grupamento em Itabaiana
Confira os destaques policiais desta sexta-feira (13)